Passarelas da Garganta do Diabo nas Cataratas são fechadas temporariamente

As fortes chuvas que caem desde o último sábado (7) em todo Paraná, especialmente na abrangência da bacia hidrográfica do rio Iguaçu, levaram a interdição das passarelas que levam até a Garganta do Diabo, tanto no lado brasileiro como argentino das Cataratas do Iguaçu. No início da tarde desta terça-feira (10), o volume de águas no conjunto de quedas na fronteira compartilhada dos dois países passou de 8,7 milhões de litros por segundo, mais de cinco vezes o volume normal, que é de 1,5 milhão de litros por segundo.

 

A passarela do lado brasileiro, que leva em frente ao Garganta do Diabo, foi temporariamente interditada nesta terça-feira (10), às 11h30, informou a Urbia Cataratas, concessionária do atrativo dentro do Parque Nacional do Iguaçu. “A Trilha das Cataratas segue aberta ao público, com funcionamento normal. As medidas integram o protocolo de segurança da operação da unidade de conservação”, ressaltou em nota.

 

A reabertura da passarela dependerá da redução do volume de água, que atualmente está em mais de 8 milhões de litros por segundo. Para a liberação, é necessário que a vazão diminua para a média segura de 6 a 7 milhões, sem previsão de nova alta. A equipe técnica da concessionária, que faz a gestão da visitação e o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), órgão que administra a unidade de conservação, seguem monitorando e avaliando em tempo real a situação do Rio Iguaçu, na região das Cataratas do Iguaçu.

 

O parque segue aberto para visitação. Todos os mirantes da Trilha das Cataratas estão liberados. A visitação turística segue normalmente até às 16 horas. Para visitar o parque é preciso adquirir o ingresso online pelo site oficial: cataratasdoiguacu.com.br. Com a cheia do rio, o estrondo das águas ocorre em todos os pontos das trilhas e especialmente do mirante ao lado das quedas.

 

Desde domingo

No lado argentino do atrativo, a passarela que leva até o algo da Garganta do Diabo foi fechado para visitação pública no início da abertura do último domingo (8). A cheia do rio Iguaçu intensificou na noite do sábado, de acordo com os dados da estação de monitoramento da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel), próximo às quedas do atrativo.

 

Em nota, a direção do Parque Nacional Iguazú informa, em conjunto com a concessionária de serviços Iguazú Argentina (IASA), que nesta quarta-feira (11), o Circuito Garganta do Diabo continuará fechado. “De acordo com os últimos boletins meteorológicos e técnicos, isso se deve às intensas chuvas registradas na região e ao aumento da vazão do rio Iguaçu”, confirmaram as autoridades do país vizinho.

 

A prioridade, segundo a nota, é garantir a segurança dos visitantes. “Estaremos comunicando as novidades através de nossas redes sociais”, diz o comunicado. Os demais passeios do lado argentino seguem funcionamento normalmente. Além da Garganta do Diabo, o passeio oferece os circuitos Superior e Inferior e as trilhas do macuco e verde, trem ecológico, passeios náuticos, centro de interpretação e o território yaguareté.

 

  • Da Redação / Foto: Bruna Nieradka

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *