Passarela do Circuito Garganta do Diabo na Argentina reabre neste sábado, 13

O acesso público a passarela do Circuito Garganta do Diabo, do lado argentino das Cataratas do Iguaçu, será liberado a partir deste sábado (13 de julho), após nove meses fechado – a estrutura foi praticamente destruída no início de novembro do ano passado durante a cheia histórica do rio Iguaçu. A cerimônia de pré-reabertura do atrativo, na fronteira da Argentina com o Brasil, ocorreu na quinta-feira (11), com presença do governador de Misiones, Hugo Passalacqua e do secretário de Esportes, Turismo e Meio Ambiente da Nação, Daniel Scioli.

A passarela da Garganta do Diabo proporciona uma experiência diferenciada para os milhares de turistas que visitam o atrativo dentro do Parque Nacional do Iguaçu todos os meses. Na cheia histórica que levou quase toda a estrutura, o rio Iguaçu ultrapassou os 24 milhões de litros de água por segundo, danificando boa parte dos equipamentos turísticos, como sanitários e estrada de acesso, além de 90% do passeio.

O governador de Misiones agradeceu o esforço, dedicação e empenho dos envolvidos na recuperação do circuito e lembrou a importância desta Maravilha Natural para a província. “Há séculos, para quem navegava, encontrar as Cataratas era um grande problema, mas para nós hoje é uma grande solução, porque o turismo é a solução em Misiones. Claro, sem deixar de reconhecer o valor da indústria florestal, da erva, do chá e de outras atividades agrícolas, mas o turismo para nós não tem teto”, afirmou Passalacqua.

As novas plataformas, segundo ele, vão permitir receber o dobro de turistas. Passalacqua também destacou a importância do trabalho conjunto entre todos os atores para o desenvolvimento tanto do Parque Nacional do Iguaçu como dos demais parques e áreas protegidas que a província possui hoje. “Agora vejo todos em uma única mesa, conversando sobre problemas que temos que resolver e é a primeira vez que me lembro todos reunidos pensando em como podemos tornar o atrativo maior”.

 

“Tarefa titânica”

O Secretário de Esportes, Turismo e Meio Ambiente da Nação, Daniel Scioli, destacou que esta conquista reflete o valor que Misiones dá ao turismo, o colocando como um dos temas de maior prioridade na agenda política de Estado. “Chegou o dia tão esperado pelos missionários”, disse ele. Segundo ele, a reabilitação da Garganta do Diabo provocará um grande movimento turístico em todo o país e gerará um impacto positivo na criação de empregos, duas grandes notícias para a economia argentina.

Durante o evento também foi apresentado oficialmente o novo diretor do Parque Nacional del Igauzú, José María Hervás, que se comprometeu a manter e melhorar a infraestrutura do parque para garantir uma experiência segura e agradável a todos os visitantes. Também estiveram presentes o Ministro do Turismo de Misiones, José María Arrúa; o Ministro de Ecologia de Misiones, Martín Recamán; o prefeito de Puerto Iguazú, Claudio Filippa, entre outros.

 

Recuperação histórica

A concessionária Iguazú Argentina SA ficou encarregada de realizar as importantes obras para garantir a segurança e qualidade das passarelas e da varanda da Garganta do Diabo. As tarefas começaram em 2023 e terminaram no início deste ano. De acordo com ele, estas ações não só permitiram a recuperação dos passadiços danificados pelas fortes tempestades, mas também permitiram triplicar a disponibilidade de espaços e serviços dentro do Parque Nacional.

O gerente geral daempresa, Roberto Enriquez, agradeceu ao governo provincial, ao Conselho do Parque Nacional e ao governo nacional pelo apoio durante este árduo trabalho. “Não foi uma recuperação fácil, foi uma das maiores da história e fez com que praticamente os 1.200 metros do passadiço fossem destruídos. Foi uma tarefa titânica, mas hoje estamos felizes porque conseguimos alcançá-la”, concluiu

  • Da Redação /Foto: Governo de Misiones

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *