Parque Nacional do Iguaçu está pronto para receber grande público nos feriados da Páscoa e de Tiradentes
O Parque Nacional do Iguaçu projeta um dos períodos de maior movimento turístico de 2025. Durante o feriado prolongado que une a Sexta-Feira Santa (18), Páscoa (20) e o Dia de Tiradentes (21), a expectativa é receber cerca de 35 mil visitantes. Só até a manhã desta quinta-feira (17), véspera do recesso, 15 mil ingressos já haviam sido vendidos de forma antecipada.
A concessionária Urbia Cataratas, responsável pela operação turística do parque, aponta o domingo de Páscoa (20) como o dia mais procurado, com mais de 5 mil entradas garantidas. A orientação é para que os visitantes comprem os ingressos pelo site oficial (www.cataratasdoiguacu.com.br) com antecedência, já que há controle de acesso por horário nos transportes internos do parque.
Para atender à demanda, o Parque Nacional do Iguaçu funcionará com horário estendido entre os dias 18 e 21: das 8h às 16h. A programação inclui apresentações musicais ao vivo, além do acesso a trilhas e caminhos como forma de ampliar a experiência dos visitantes.
Os passaportes para dois ou três dias são recomendados para quem deseja explorar o parque com mais tranquilidade. Eles incluem passeios pelas trilhas das Cataratas, Ytepopo, da Canafístula, além dos caminhos do Poço Preto e das Bananeiras. O acesso está incluso no valor do ingresso.
Quem busca atividades com apelo ecológico e aventura pode optar pelo Bike Poço Preto, uma pedalada de 18,5 km acompanhada de instrutores e com interpretação ambiental ao longo do trajeto. Esse passeio, no entanto, exige reserva e é cobrado à parte.
Além do funcionamento geral ampliado, dois dos principais atrativos do parque, as experiências “Amanhecer nas Cataratas” e “Pôr do Sol nas Cataratas”, passam a ter novo cronograma durante o outono e inverno, com previsão de vigência até agosto.
A atividade do amanhecer, que permite observar as quedas com exclusividade e inclui café da manhã no Restaurante Porto Canoas, funcionará às quintas e sábados, com embarque às 6h. Uma edição extra ocorrerá na segunda-feira, 21 de abril, feriado de Tiradentes.
Já o passeio do pôr do sol, que garante acesso ao parque após o horário regular, passa a ocorrer às terças, sextas e sábados. Os embarques iniciam às 16h30, com retorno às 19h. As alterações visam adequar as atividades à luminosidade natural dos meses mais frios.
Durante a visitação, a recomendação é chegar logo no início da operação ou após as 13h para evitar horários de pico. Protetor solar, repelente e calçados fechados são itens indispensáveis para quem deseja circular pelas trilhas. Por segurança, os turistas devem permanecer somente nas áreas demarcadas.
Reconhecido como Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO, o Parque Nacional do Iguaçu é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em parceria com a Urbia Cataratas. Além de atrativo turístico de grande porte, o local é uma referência internacional em turismo sustentável.
Mais informações sobre horários, atrativos e ingressos estão disponíveis no site oficial do parque: www.cataratasdoiguacu.com.br.
- Da redação com Urbia Cataratas
- Foto: Urbia Cataratas