Ocupação da rede hoteleira confirma tendência de alta na visitação em Foz

A ocupação da rede hoteleira para o período das férias escolares de julho confirma a tendência de alta da movimentação turística registrada no primeiro semestre do ano em Foz do Iguaçu. Os estabelecimentos de hospedagem estão com uma média acima de 67% dos leitos já reservados para o período, apontou pesquisa realizada pelo Sindihotéis. As Cataratas do Iguaçu, principal termômetro do turismo da tríplice fronteira, registraram no período um aumento superior a 10,9% na visitação.

As férias escolares é um dos períodos mais movimentados no Destino Iguaçu, conforme indica a pesquisa conduzida pelo Sindhotéis entre os dias 04 e 09 de julho de 2025. O levantamento apontou uma média de ocupação hoteleira em Foz do Iguaçu acima de 67% para o período de 11 a 27 de julho. O índice representa um crescimento de 10% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Os resorts e hotéis de categoria 4 estrelas lideram a preferência dos visitantes, com 72% de ocupação, seguidos pelos de 3 estrelas (70%), 5 estrelas (64%) e 2 estrelas (56%), aponta o levantamento. O hoteleiro Camilo Rorato, presidente do Sindhotéis, expressa otimismo. “Essa projeção tende a ser ainda maior, devido aos visitantes que resolvem viajar em cima da hora, sem fazer reservas, principalmente famílias que moram na região, como por exemplo Cascavel e Toledo”, disse.

“As famílias aproveitam as férias escolares e acabam vindo todos juntos”, ressaltou, destacando o fluxo de turistas de última hora, especialmente de cidades vizinhas. A organização lembra que a designação de “estrelas” mencionada na pesquisa é utilizada para fins ilustrativos, representando uma similaridade com o padrão de classificação do Ministério do Turismo.

Para que um hotel obtenha oficialmente a classificação por estrelas, é necessário que ele se ajuste às normas e se credencie junto ao Ministério do Turismo. Os dados apresentados são estratificados por perfil de estrutura e similaridade com a classificação por estrelas, baseados em uma matriz de 1996.

 

Tendência de alta

Os números captados pelos pesquisadores do Sindihotéis confirmam a tendência de aumento do turismo de Foz do Iguaçu em 2025. O Parque Nacional do Iguaçu, unidade de conservação na fronteira compartilhada entre Brasil e Argentina e sede das Cataratas do Iguaçu, recebeu de 1º de janeiro a 30 de junho, 946.420 turistas – 10,91% a mais que na metade do ano anterior, quando foram 853.340 visitas.

Os dados indicam que a visitação no atrativo pode se aproximar do recorde histórico com mais de 2.020 milhões de ingressos registrados em 2019, ano anterior a pandemia do coronavírus. Apesar de principal referência, a visitação nas Cataratas do Iguaçu não é definitiva, uma vez que milhares de pessoas recebidas em Foz do Iguaçu seguem basicamente para o turismo de compras em Ciudad del Este, no Paraguai.

 

  • Da Redação
  • Foto: Ari Dias/ AEN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *