Mais de 25,6 mil passaram pelo Aeroporto de Foz no feriado do Dia do Trabalhador
O Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu registrou a passagem de mais de 25,6 mil passageiros entre embarques e desembarques durante o feriado prolongado do Dia do Trabalhador (de 30 de abril a 4 de maio – quarta-feira a domingo, respectivamente). O número está acima dos pouco mais de 23,8 mil previstos para o período, seguido dados da CCR Aeroportos, concessionária do terminal aeroportuário iguaçuense. Os principais atrativos também indicaram tendência de alta no turismo da tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina.
Os números de embarques e desembarques no último feriado nacional prolongado do ano no Aeroporto de Foz do Iguaçu confirmaram a previsão de alta de aproximadamente 30% ante o desempenho de 2024, segundo as projeções. O aumento é reflexo da expansão recente do terminal e do crescente interesse dos turistas pelos atrativos da região, ressaltou a concessionária.
A companhia aérea Latam operou a maior quantidade de voos no período no aeroporto (60), seguida pela Gol (50), Azul (27) e JetSMART (4). São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Curitiba e Santiago do Chile foram os principais destinos operados a partir do segundo maior aeroporto do Paraná. O aumento nas operações aéreas em Foz seguiu a tendência do Aeroporto de Curitiba, que é operado pela mesma empresa e registrou uma alta de 29% – 74,6 mil passageiros, ante 57,7 mil no mesmo feriado do ano passado.
Hotelaria
O feriado do Dia do Trabalhador impactou o desempenho do setor do turismo no Paraná. A rede hoteleira registrou altas taxas em algumas regiões, além de intensa movimentação em outros serviços. O reflexo foi observado nos hotéis e meios de hospedagem de Curitiba, que atingiram taxa de 80% de ocupação, segundo o Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação (SEHA). Em Foz do Iguaçu a taxa foi de 71%, conforme do Sindicato de Hotéis, Restaurantes e Bares (Sindhotéis).
“Essa gestão sabe o peso do turismo na economia, com o Paraná se transformado em um destino destaque durante todo o ano. Os feriados, que antes eram conhecidos por esvaziar os municípios, agora são celebrados pelo setor de serviços, que se beneficia de bons números que o turismo paranaense tem registrado, com esforços do Governo do Estado”, disse o secretário estadual do Turismo, Leonaldo Paranhos.
No Oeste, de acordo com pesquisa realizada pelo Sindhotéis de Foz, as hospedagens de três estrelas apareceram com 74% de ocupação prevista para o período do feriado. Na sequência estiveram os resorts do município, também na preferência dos turistas, com taxa de ocupação prevista de 72%.
Segundo o presidente do Visit Iguassu Jaime Mendes, os dados também refletem uma trajetória crescente ao setor. “Os registros de ocupação hoteleira enfatizam a importância dos feriados ao município e ao Estado. Eles reforçam o papel da gestão integrada do setor no trabalho de divulgação e promoção do destino”, disse.
Atrativos
Os atrativos turísticos do Paraná também registraram boa visitação durante o período. O Parque Nacional do Iguaçu, em Foz, que recebeu 30.122 visitantes durante o feriado. Ao longo dos quatro dias, de quinta-feira (1.º de maio) a domingo (4), pessoas de 74 nacionalidades visitaram a Unidade de Conservação. O parque é lar das Cataratas do Iguaçu, uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo e eleita como principal atrativo turístico do Brasil e América do Sul pela plataforma TripAvisor, em 2024.
- Da Redação
- Foto: divulgação