LATAM lança voo direto entre Foz do Iguaçu e Brasília
A LATAM anunciou nesta semana a criação de uma nova rota aérea direta entre Foz do Iguaçu e Brasília. O voo, com início previsto para outubro, terá frequência diária e será operado com aeronaves Airbus A320 e A321, com capacidade para até 216 passageiros.
A conexão direta entre Foz e a capital federal representa um reforço importante na malha aérea da cidade, tanto para o turismo quanto para os negócios. Com o novo trecho, a cidade passa a ter acesso facilitado a um dos principais hubs nacionais de aviação, com conexões para todas as regiões do Brasil e diversos destinos internacionais.
“Seja por motivos de lazer ou negócios, esses novos voos resultam em impacto para o turismo do Paraná. Em ambos os casos, os viajantes movimentam o comércio da rede hoteleira, gastronômica e também de lojas locais”, afirmou o diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes.
Além da ligação Foz-Brasília, a companhia aérea também lançará uma nova rota entre o Aeroporto Internacional Afonso Pena (São José dos Pinhais) e o Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. A operação terá 14 voos semanais — dois por dia — e também começará em outubro.
As passagens para os novos voos serão disponibilizadas ainda nesta semana, segundo informou a companhia.
De acordo com a diretora de vendas e marketing da LATAM Brasil, Aline Mafra, a expansão faz parte do compromisso da empresa com o desenvolvimento regional. “Com as novas rotas para Foz do Iguaçu e Curitiba, a LATAM reafirma seu compromisso com o desenvolvimento do turismo e da economia do Paraná, conectando o Estado ainda mais a alguns dos mais importantes polos de turismo e negócios do país”, disse.
Atualmente, a LATAM opera cerca de 260 voos semanais com origem ou destino no Paraná, incluindo rotas entre Curitiba, Foz do Iguaçu, Maringá, Londrina e São Paulo, além de ligações com o Rio de Janeiro e Porto Alegre. No mercado internacional, mantém voos diretos entre Curitiba e as capitais Lima (Peru) e Santiago (Chile).
A malha nacional da empresa cobre 55 aeroportos brasileiros, com um total de quatro novas rotas lançadas somente neste ano. No exterior, a LATAM opera em 90 destinos e tem expandido sua conectividade em parceria com a Embratur, com o objetivo de promover o Brasil nos mercados emissores internacionais.
Para o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, o fortalecimento da malha aérea está entre as prioridades do Estado. “Estamos falando de conexões com estados importantes no que se refere a deslocamento de pessoas, com frequentes voos nacionais e internacionais. Principalmente Brasília é um grande hub nacional, que recebe voos do Brasil inteiro, ligando o Norte e o Nordeste às regiões Sul e Sudeste, e ainda mais a todos os voos internacionais que têm origem e destino em seu aeroporto”, destacou.
A expectativa é de que a ampliação da oferta de voos traga benefícios diretos ao turismo, à economia local e ao processo de atração de investimentos para o Paraná, especialmente em cidades como Foz do Iguaçu, onde o turismo internacional tem forte peso na economia regional.
- Da redação com AEN
- Foto: Geraldo Bubniak/AEN