Lado argentino das Cataratas recebe hoje o milionésimo visitante em 2023

O lado argentino das Cataratas do Iguaçu, com acesso por Puerto Iguazú, recebe o milionésimo visitante de 2023 nesta terça-feira (8). O ato deverá contar com a presença do governador da província de Misiones, Oscar Herrera Ahuad e autoridades de turismo do país e do município. A marca, que deverá ser atingida no período da manhã, é vista como um momento histórico na recuperação do turismo do país vizinho após a pandemia da covid-19. No lado brasileiro, os ingressos superaram um milhão durante o mês de julho.

A recepção ao visitante um milhão, no portão de ingresso do lado argentino das Cataratas do Iguaçu, terá participação ainda do ministro do Turismo, Matías Lammens e de representantes do segmento no poder público municipal de Puerto Iguazú. Esse número significativo de ingressos no atrativo turístico ocorre um dia antes do mesmo volume de acessos alcançado em 2019, “marcando uma conquista emocionante na recuperação do turismo pós-pandemia”, destacou o portal LaVoaDeCataratas.

A pandemia do covid-19 atingiu duramente a indústria do turismo em todo o mundo, sem exceções. A Argentina permaneceu por quase dois anos, entre 2020 e 2021, com as fronteiras internacionais fechadas para ingresso de visitantes de outros países, além de restrições de viagens devido ao medo de propagação do vírus. Em setembro do ano passado, as Cataratas do lado argentino começaram a dar sinais de recuperação com a chegada do milionésimo turista.

A recuperação pós-pandemia tem sido um desafio para destinos turísticos do mundo todo. Nas Cataratas, atrativo turístico localizado dentro do Parque Nacional do Iguaçu, área de conservação ambiental na fronteira do Brasil com a Argentina, a sustentabilidade tem sido fundamental para manter o equilíbrio entre desenvolvimento econômico e preservação do bioma remanescente da Floresta Amazônica.

 

155 países

No lado brasileiro do Patrimônio Mundial da Natureza, com acesso por Foz do Iguaçu, o número de visitantes chegou a 1.062.541, de janeiro a julho deste ano.  No período, visitantes de 155 diferentes países cruzaram o portão de entrada do Parque Nacional do Iguaçu, em direção ao maior conjunto de quedas d’água do mundo. De acordo com a concessionária Urbia Cataratas, todos os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal visitaram as Cataratas do Iguaçu

As regiões com maior número de ingressos são Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Pernambuco, Ceará, Bahia, Goiás, entre outros. Em relação aos países, os que mais visitaram foram brasileiros, argentinos, paraguaios, estadunidenses, franceses, alemães, ingleses, chineses, espanhóis, sul-coreanos, peruanos, bolivianos, chilenos, japoneses e italianos.

  • Da Redação

 

Segurança de turista no Paraguai será tema de reunião na sexta, 11

A segurança de turistas em Ciudad del Este, no Paraguai, será tema de uma reunião convocada pelo Conselho Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu (Comtur) na próxima sexta-feira (11). O encontro terá como base a sala de reuniões do órgão, junto à Secretaria de Municipal de Turismo e Projetos Estratégicos, está previsto das 10h às 12h.

O debate, com participação de membros do Comtur, foi convocado a pedido do Delegado Rodrigo Silva de Souza, da 6ª Subdivisão Policial de Foz do Iguaçu, ante a incidência de furtos e furtos e roubos que tem ocorrido, especialmente na região comercial de Ciudad del Este, capital do departamento paraguaio de Alto Paraná.

 

SERVIÇO

Data: 11/08/2023 (Sexta-feira)

Horário: 10h – Até às 12h

Local: Secretaria Municipal de Turismo e Projetos Estratégicos – Sala de Reuniões do Comtur

Endereço: Av. das Cataratas, 2.330 – Bairro Yolanda

PAUTA: Golpes a turistas no Paraguai

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *