Itaipu abre segunda calha do vertedouro pela terceira vez em menos de um mês

A Itaipu Binacional abriu novamente as comportas de uma segunda calha do vertedouro nesta terça-feira (28). É a terceira abertura realizada no mês de fevereiro (as duas anteriores aconteceram nos dias 19 e 26). A operação iniciou na madrugada e seguirá até às 14h, com vazão máxima de 11,3 milhões de litros por segundo, que foi registrada ainda pela manhã.

O vertimento é necessário para manter a segurança da barragem em razão do aumento da afluência do Rio Paraná a montante (acima) do reservatório. A cheia ocorre por conta do volume de chuvas e do aumento na vazão de outras usinas, como a de Rosana (SP), por exemplo.

Segundo o gerente do Departamento de Operação do Sistema de Itaipu, Rodrigo Pimenta, a Itaipu faz uma contenção de parte da água que vem a montante da usina, controlando o nível do reservatório e do Rio Paraná. Contudo, a partir de determinado nível é preciso escoar essa água para manter a segurança da barragem.

A Itaipu faz um acompanhamento da situação hidrológica abaixo da barragem e desde o dia 15 de fevereiro mantém reuniões constantes da Comissão Especial de Cheias. O objetivo é prestar assistência a comunidades ribeirinhas eventualmente afetadas por inundações.

A Assessoria de Responsabilidade Social de Itaipu (margem paraguaia) já está atuando para minimizar os riscos com o aumento do volume do Rio Paraná. “Por precaução, a Itaipu já efetuou a remoção de moradores de 35 casas e os encaminhou para abrigos construídos pela empresa. Isso não quer dizer que as casas foram, ou serão efetivamente atingidas”, explica Pimenta. Não há previsão das cheias atingirem estruturas no lado brasileiro.

A Itaipu publica diariamente, em seu site, um boletim hidrológico com informações atualizadas sobre a situação do Rio Paraná. O documento está disponível no endereço: https://www.itaipu.gov.br/sites/default/files/HIDROLOGIAPY/BH.pdf.

 

  • Imprensa de Itaipu / Foto: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *