Hotelaria e o mercado de trabalho pós-pandemia
O que é este novo normal? Nada voltou a ser como antes, as mudanças foram profundas e afetaram pessoas e empresas, cada qual de uma maneira
Após o período de pandemia de coronavírus, o setor hoteleiro foi um dos mais prejudicados, e com esse recomeço, o mercado profissional ficou ainda mais competitivo, isso em todos os setores, muitos resolveram mudar de profissão ou empreender num negócio próprio, sendo prestadores de serviços, novas profissões, hábitos, novos desafios, e a economia começou a girar.
É tempo de Inovação!
Para Karin Pan, consultora do Sindhotéis, o novo normal que tanto se fala atualmente, o pós-pandemia que ainda se vive e deixou marcas e sequelas também em muitas empresas, “refletimos muito sobre o que é este `novo normal`, nada voltou a ser como antes, as mudanças foram muito profundas e afetaram as pessoas cada qual de uma maneira”.
Hoje, percebemos o quanto as pessoas precisam de mais afeto, atenção, de relações mais humanizadas. A paralisação geral das atividades fez surgir uma nova realidade laboral, profissional, e com isso a mão de obra hoje é um artigo de luxo, e a capacitação é a palavra de ordem.
Investir em conhecimento, no desenvolvimento das pessoas. Não significa necessariamente o melhor currículo, e sim, o conhecimento para que os indivíduos consigam se alocar no mercado de trabalho em uma nova era digital.
A criatividade, inovação, foco, garra e determinação podem levar as pessoas a resultados surpreendentes. Incentivá-las a se encorajar, de que, se um indivíduo consegue, outro também consegue, e a capacitação é a chave para um leque de oportunidades.
Inovação e Retomada no setor Hoteleiro
Pode se ver a inovação no setor hoteleiro e atrativos, reformas, novos apartamentos, suítes temáticas, promoções e descontos especiais para moradores da região.
De acordo com Marcelo Martini – Presidente do Sindhotéis, e Diretor de Gestão, Sustentabilidade e Inteligência Turística da Secretaria estadual de turismo, muitas empresas no pós-pandemia, se reinventaram, “algumas que atendiam turistas estrangeiros, os quais, nem desfrutavam os atrativos que os hotéis ofereciam, tomavam o café da manhã e passavam o dia fazendo compras e visitando as atrações da fronteira, retornando somente a noite, nesse momento pelo número baixo de turistas estrangeiros, os hotéis buscaram novos mercados, como o turista nacional, vindo pelo turismo rodoviário, que permanece muito mais tempo usufruindo os atrativos que o hotel oferece, o que levou essas operações a buscarem novos colaboradores, novas áreas de lazer, reformulando piscinas e recreação para todas as idades”.
- (Por Ismael Filadelphi / Assessoria de Comunicação Sindhotéis)