“Há muito poder”, diz Coppola, o diretor de O Poderoso Chefão, sobre as Cataratas
O cineasta Francis Ford Coppola, diretor de clássicos como Poderoso Chefão e Apocalipse Now, se rendeu novamente sábado (29) às belezas das Cataratas do Iguaçu. “Há muito poder atrás de mim! Muitos terawatts!”, disse Coppola em postagem no Thread se referindo as mais famosas quedas d’água do mundo. O atrativo turístico de Foz do Iguaçu, dentro do Parque Nacional do Iguaçu na fronteira compartilhada de Brasil e Argentina, já recebeu celebridades e também brilhou no cinema mundial.
A visita do último sábado é a segunda de Coppola à unidade de conservação em seis meses. O cineasta ítalo-americano esteve no Parque Nacional do Iguaçu em outubro do ano passado. “É um pedaço espetacular da natureza”, disse ao visitar as Cataratas na ocasião. “Grande emoção”, exultou ao tomar um banho de água no Macuco Safari depois de beber água da bica numa das trilhas do passeio.
A trilogia O Poderoso Chefão (The Godfather), dirigida por Coppola, é considerada por cinéfilos a melhor da história do cinema. Entre outras obras do diretor estão Apocalypse Now, A Conversação e Drácula de Bram Stoker, direções que o levaram a 14 indicações ao Oscar, maior prêmio do cinema mundial, cinco das quais vencidas por ele.
Na agenda do ano passado, Coppola também visitou Curitiba, deu uma palestra, divulgou seu último filme (Megalópolis), foi recebido por autoridades e foi a sessão de cinema no Cine Passeio. O Thread usado pelo cineasta é uma espécie de x-twitter do facebook. A postagem dele, até a metade da manhã desta segunda-feira (31 de março), contabilizava 5,7 mil curtidas, 158 comentários, 97 compartilhamentos e 74 mensagens.
Mais celebridades
Não é de hoje que as Cataratas do Iguaçu chamam a atenção de famosos e autoridades das variadas e diferentes categorias e nações. A “Princesa do Povo” e “Lady Di”, apelidos carinhosos dados a Princesa Diana fez questão de visitar Foz do Iguaçu e conhecer as famosas Cataratas durante sua viagem ao Brasil em 1991, seis anos antes de falecer.
O astro oriental Jackie Chan, eternizado no coração dos brasileiros por filmes como “A Hora do Rush” e “Karate Kid”, aproveitou sua vinda ao Brasil em 2012 para conhecer as Cataratas do Iguaçu. O ator veio ao país para participar de uma campanha publicitária da Embraer, em São Paulo.
Mais recentemente, o cantor Rod Stewart, de sucessos como “I Don’t Want to Talk About It” e “Have You Ever Seen the Rain”, visitou as Cataratas do Iguaçu. Ele aproveitou sua turnê pela América do Sul em 2023 para incluir as quedas em sua agenda entre uma apresentação e outra. Nas redes sociais, o britânico compartilhou fotos do passeio, que fez ao lado de sua esposa, a modelo Penny Lancaster, que classificou a experiência como “mágica”.
Outra celebridade, só que do mundo esportivo, o ex-tenista suíço Roger Federer, vencedor de 20 Grand Slam (maior título do tênis mundial), em 2012 teve a oportunidade de realizar um de seus maiores sonhos: conhecer as Cataratas do Iguaçu. Considerado um dos melhores na história da categoria, Federer ficou maravilhado com a beleza natural das Quedas d’água, descrevendo a experiência como “absolutamente incrível”.
Cataratas e o cinema
Além das visitas ilustres que já recebeu, as Cataratas do Iguaçu também foram imortalizadas na história do cinema mundial. Veja abaixo uma lista das obras mais cultuadas;
– Missão Impossível 2 (2000)
– Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (2008)
– Pantera Negra (2018)
– Uma Mulher Fantástica (2017)
– 007 Contra o Foguete da Morte (1979)
– Paddington 2 (2017)
– Tartarugas Ninja – Fora das Sombras (2016)
– O Mundo Perdido (1925)
– A Missão (1986)
- Da Redação
- Foto: Reprodução/Thread