Guias de turismo de Foz e Puerto Iguazú se unem para revitalizar a Ponte Tancredo Neves

Guias de turismo de Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú se unirão nos próximos dias para revitalizar a Ponte Tancredo Neves, popularmente conhecida como Ponte da Fraternidade. A ação é uma iniciativa da Liga Independente dos Guias de Turismo da fronteira (Liguia/Foz).

A mobilização está marcada para ocorrer no dia 2 de outubro, uma segunda-feira, a partir das 14h. As equipes pintarão o muro de proteção da ponte, em ambos os lados, com as cores do Brasil e da Argentina, simbolizando a integração e parceria dos países e dos trabalhadores.

Para o ato os guias estão arrecadando tintas com o apoio de empresas locais. O trabalho contará com o apoio do Núcleo Territorial da Região Sul, sob autorização do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Conforme a presidente da Liguia, Virginia Hauptman, a instituição é nova, mas a revitalização simbólica da ponte ocorre há 20 anos e é considerada uma tradição entre os guias locais. “A ação partiu de um desejo dos guias mais antigos ligados à entidade, para melhorar o visual da ponte, um dos lindos acessos turísticos que ligam Brasil e Argentina”, destacou.

Para a presidente da Associação de Guias de Turismo de Puerto Iguazú, Ángel Palma, a iniciativa demonstra a boa relação dos profissionais, que compartilham experiências diárias. “A concretização da ação não é fácil devido às autorizações e licenças para que a iniciativa se concretize, porém sempre acaba saindo como planejado e a revitalização acontece”, afirmou.

 

História

Inaugurada em 1985 pelos presidentes da época, José Sarney e Raúl Alfonsim, a Ponte Tancredo Neves tem uma estrutura marcante de 489 metros de comprimento, um vão livre de 220 metros, 16.50 metros de largura e 72 de altura, ligando as cidades de Foz do Iguaçu e Puerto Iguaçu.

Embora a tradição da pintura anual da ponte ocorra há 20 anos, a Liguias foi fundada há apenas três anos. Guias antigos que integram a instituição dão continuidade a ação e, junto com os outros membros, realizam diversas iniciativas que visam a valorização dos profissionais, além de divulgação e valorização dos espaços públicos.

 

Cidades irmãs

A pintura da ponte Tancredo Neves tem uma simbologia ainda mais especial neste ano. Como meio de estreitar laços culturais e econômicos, as cidades de Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú tornaram-se, em abril, cidades-irmãs.

A iniciativa veio por parte da vereadora Anice Gazzaou e foi aprovada depois de inúmeras discussões e votações. O Projeto de Lei n° 41/2022 aprovado quer que a cidade brasileira e a cidade argentina se juntem, cooperem e se desenvolvam unidas.

“Puerto Iguazú é muito importante para nós. Além de ser também uma extensão do turismo em Foz, nós compartilhamos as Cataratas do Iguaçu e outros atrativos turísticos. Nossos turistas quando vêm para a cidade, procuram o país ao lado para visitar também. As populações convivem em harmonia e isso precisa ser preservado e documentado pelos municípios para que possamos dar continuidade a essa diplomacia e melhorar o que precisa ser melhorado”, destacou a vereadora.

  • Da redação / Foto: DNIT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *