Foz do Iguaçu é 5º destino brasileiro mais procurado para férias de verão
Mesmo não tendo praia e faltando poucos dias para o início oficial da temporada mais quente do ano, Foz do Iguaçu aparece em quinto lugar no ranking da Decolar entre os destinos brasileiros mais procurados para passar as férias de verão, ficando atrás apenas de cidades localizadas na orla do Oceano Atlântico. Oito entre os 10 destinos mais procurados pelos internautas estão no litoral e tem as praias como principal chamariz de turistas. O desempenho aponta para a volta dos visitantes do período pré-pandemia, o que deve ocorrer no primeiro semestre de 2023.
Localizada na Tríplice Fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, Foz do Iguaçu tem entre os principais atrativos as Cataratas do Iguaçu dentro do Parque Nacional do Iguaçu, Itaipu Binacional e o Marco das Três Fronteiras. Nos últimos anos o destino tem ganhado uma diversidade de opções garantindo um período maior do visitante no município. Somados as opções de compra no lado paraguaio e a gastronomia do argentino, o turista conta com passeios pelo Parque das Aves, o Movie Cars e Wonder Water (espetáculo de águas, cores e sons), o complexo do Dreamland (Museu de Cera), a Roda Gigante, entre outros.
Para o prefeito Chico Brasileiro (PSD), a recuperação da principal atividade econômica de Foz do Iguaçu é resultado de vários fatores, mas principalmente da sintonia entre os setores público e privado que se uniram durante a pandemia para construir um turismo de referência como é o Destino Iguaçu. Na avaliação dele, com todos os investimentos que estão acontecendo com os empreendedores acreditando nas potencialidades do município e com o avanço das obras dos dois setores, “o desafio é aumentar o fluxo e a permanência dos turistas na região”.
“Tenho certeza que os próximos anos serão anos de ouro para a nossa cidade”, ressaltou Chico Brasileiro. Que completou: “O turismo é uma atividade agregadora, uma cadeia produtiva, que traz sustentabilidade e qualidade de vida às pessoas. Foz do Iguaçu vai ganhar muito por tudo que já foi construído. Agora é a hora da colheita, é hora de realmente crescermos cada vez mais”.
Contexto
No topo do ranking dos 10 destinos mais procurados para as férias de verão do Decolar, um dos principais sites de busca de passagens, hospedagens e pacotes de viagens do mundo, aparece o Rio de Janeiro (RJ), seguido de Maceió (AL), Natal (RN) e Fortaleza (CE). Completam a lista de buscas Gramado (RS), Porto de Galinhas (PE), Porto Seguro (BA), João Pessoa (PB) e Salvador (BA).
Os bons números de buscas no serviço confirmam a boa perspectiva do presidente do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes (Sindihoteis), Marcelo Martini. De acordo com ele, nas últimas semanas o setor tem registrado uma média de ocupação acima de 90%, muito próximo ao período pré-pandêmico. Foz do Iguaçu oferece aproximadamente 28 mil leitos de hospedagem distribuídos em 180 estabelecimentos como hotéis, pousadas, hostels e resorts.
Da Redação / Foto: arquivo PNI