Feriados de Páscoa e Tiradentes deve lotar hotéis em Foz do Iguaçu
Com quase 90% de ocupação prevista na rede hoteleira, Foz do Iguaçu caminha para um dos períodos mais movimentados do ano durante o feriadão da Páscoa, que em 2025 será prolongado com o feriado de Tiradentes, celebrado em 21 de abril, uma segunda-feira. O levantamento é do Sindhotéis (Sindicato de Hotéis, Restaurantes e Similares de Foz do Iguaçu), realizado entre os dias 9 e 11 de abril.
A expectativa supera os dados de 2024, quando a ocupação foi de 74%, e confirma a retomada sólida do turismo na fronteira trinacional. A liderança nas reservas é dos hotéis de categoria três estrelas, que já registram 93% de ocupação. Os resorts aparecem logo atrás, com 92%, seguidos pelos estabelecimentos de quatro estrelas (89%), duas estrelas (81%) e cinco estrelas (79%).
Os percentuais podem crescer, segundo o sindicato, devido ao hábito de reservas de última hora, especialmente por turistas da própria região.
O cenário positivo reflete um comportamento que vai além das estatísticas. Dados da plataforma Decolar apontam Foz do Iguaçu entre os dez destinos mais procurados do Brasil para o feriado da Semana Santa, atrás de cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Seguro. A plataforma ainda registrou aumento de 47% nas buscas por viagens em relação ao mesmo período do ano anterior.
Atrações movimentadas e estrutura reforçada
Para absorver a alta demanda, os principais atrativos turísticos da cidade funcionarão com horários estendidos e programação especial entre os dias 18 e 21 de abril. O Parque Nacional do Iguaçu abrirá às 8h e terá edições extras dos passeios Amanhecer nas Cataratas e Pôr do Sol nas Cataratas. Música ao vivo está prevista no Centro de Visitantes e no Espaço Porto Canoas. (veja matéria abaxio)
O Parque das Aves, segundo atrativo mais visitado de Foz, funcionará das 8h30 às 16h30, com atividades educativas e ações lúdicas voltadas à sensibilização ambiental. No Marco das Três Fronteiras, as visitas começarão às 11h durante todo o feriado, inclusive na segunda-feira. Moradores de Foz têm entrada gratuita.
Na usina de Itaipu, o passeio Panorâmica terá saídas a cada 10 ou 15 minutos, das 8h30 às 17h. Os roteiros Itaipu Especial, Refúgio Biológico e Itaipu Iluminada (este com sessões noturnas na sexta, sábado e domingo) também contarão com reforço na operação.
Demanda internacional
O feriadão será comemorado simultaneamente no Brasil, Paraguai e Argentina, o que impulsiona o turismo regional. Em Ciudad del Este, as lojas estarão abertas nos dias úteis, com exceção do Domingo de Páscoa, quando o comércio costuma fechar. Do lado argentino, a hotelaria de Puerto Iguazú também prevê ocupação elevada, já que a Semana Santa é tradicionalmente um dos períodos mais importantes para o turismo local.
Historicamente, o Sábado de Aleluia é um dos dias de maior movimento no Parque Nacional do Iguaçu e na usina de Itaipu. A expectativa é de filas e grande fluxo de turistas nos atrativos da Tríplice Fronteira.
Turismo religioso
Segundo o presidente do Sindhotéis, Camilo Rorato, o perfil do visitante tem se diversificado. “Foz conta com locais de peregrinação muito visitados, como o Templo Budista, a Mesquita Omar Ibn Al-Khattab e a Catedral Nossa Senhora de Guadalupe. Há ainda roteiros religiosos, eventos e celebrações que tornam a experiência ainda mais rica para quem visita a cidade nesse período”, afirma.
Para Rorato, a crescente procura por viagens em família e o fortalecimento do turismo interno são sinais de recuperação e de um novo momento para o setor. “Os hotéis da cidade têm investido em inovações, como spas, atividades de aventura e programações culturais, para atrair diferentes perfis de visitantes”, completa.
- Da redação com assessorias