Feiras, mídia e novos eventos marcam as ações Visit Iguassu no  início de 2025

Com foco em ampliar a presença de Foz do Iguaçu nos principais mercados turísticos do mundo, o Visit Iguassu apresentou na 1ª Assembleia Geral Ordinária de 2025 um balanço das atividades realizadas no primeiro quadrimestre do ano, incluindo feiras, campanhas de marketing e captação de eventos. Na mesma ocasião, a diretoria também prestou contas do exercício financeiro de 2024, reforçando o compromisso com a transparência junto aos associados.

De janeiro a abril, o setor de Visitors participou de 16 ações de mercado, com destaque para eventos nacionais como o Fórum Panrotas e a WTM Latin America, e internacionais como Routes Americas, Fitur (Espanha) e ITB Berlin (Alemanha). Também foram realizados cinco workshops nacionais com o tema “Vale Tudo em Foz do Iguaçu” nas cidades do Rio de Janeiro, Vitória, São Paulo, Campinas e Sorocaba.

No segmento de lazer, o destino esteve presente em três convenções de operadoras — Abreu, Rextur Advance + Visual e BWT — que trouxeram agentes de viagens para vivenciar o destino. Já no exterior, três workshops foram realizados no México, durante o Road Show Festival Brasil México, com a participação de 1.255 agentes de turismo treinados.

No setor de MICE (turismo de eventos), 11 novos eventos foram captados, somando 9,1 mil participantes e gerando um retorno estimado de R$ 46,5 milhões para o município. A equipe apoiou cinco eventos, participou de três feiras nacionais, visitou 16 clientes em São Paulo e no Rio de Janeiro, recebeu 12 visitas técnicas e treinou 71 profissionais do segmento. Ao todo, 22 processos de captação de eventos estão em andamento e 32 boletins de negócios foram enviados aos associados.

 

Na área de Comunicação e Marketing, as ações somaram 40 conteúdos divulgados, incluindo press releases, artigos e notas, além de cinco parcerias com influenciadores e quatro press trips. A campanha de baixa temporada vinculada à novela Vale Tudo incluiu uma ação com o Portal G1, uma participação no programa Estúdio C e iniciativas em mídia digital. As redes sociais alcançaram mais de 2 milhões de contas, e o site recebeu mais de 53 mil acessos. Na TravMedia, 17 publicações conectaram o destino com jornalistas das Américas. No YouTube, foram registradas 154 mil visualizações e 37 mil novos inscritos. No LinkedIn, houve quase 50 mil impressões, enquanto o TikTok somou 827 mil visualizações e 576 novos inscritos.

O mascote Quati, símbolo da entidade, esteve presente em ações promocionais como a gravação do programa Estúdio C, o lançamento da novela no Sanma Hotel e a Convenção da BWT Operadora.

A entidade também firmou seis convênios com o Fundo Iguaçu para ações de promoção e marketing, dentro da gestão integrada do turismo que adota a marca “Foz do Iguaçu Destino do Mundo”. Entre os projetos, destacam-se a renovação da representação do destino nos Estados Unidos e Canadá, com a Global Vision Access, e a contratação da empresa chinesa CBN para conduzir uma nova estratégia de redes sociais na China.

A campanha no país asiático é uma das apostas mais ousadas do ano. A presença nas plataformas WeChat, Weibo e Little Red Book visa aumentar o reconhecimento da marca Foz do Iguaçu entre os viajantes chineses. A expectativa é repetir e ampliar o salto observado entre 2023 e 2024, quando o número de turistas chineses cresceu 156%, passando de 6.336 para 16.256 visitantes — a China tornou-se o décimo maior emissor internacional e o primeiro da Ásia para o destino.

Para o presidente do Visit Iguassu, Jaime Mendes, o momento de prestação de contas é essencial para manter o elo com os associados:

“Realizar apresentações de prestação de contas é um compromisso fundamental com a transparência e a confiança que norteiam o trabalho do Visit Iguassu. Esse momento reforça o nosso dever de mostrar aos associados como estamos aplicando os recursos, quais metas estamos alcançando e quais resultados estamos gerando para o Destino. Mais do que números, é uma oportunidade de reforçar o valor da nossa atuação conjunta e fortalecer o vínculo com quem acredita e investe no nosso propósito.”

Já o diretor administrativo da entidade Kenji Takao, reforça o impacto direto desse tipo de ação na credibilidade institucional:

“O mais importante, além da obrigação ética, é a transparência e a confiança, então quando se demonstra as ações, as atividades e a prestação de contas, os associados conseguem entender como que o dinheiro está sendo aplicado e isso gera automaticamente confiança, credibilidade, dessa forma as pessoas participam mais. O dinheiro que entra na instituição é dos empresários associados, então é preciso que seja bem gerido e tenha uma boa prestação de contas.”

A assembleia encerrou com a reafirmação do compromisso do Visit Iguassu de seguir fortalecendo o turismo como vetor de desenvolvimento econômico e social para Foz do Iguaçu e a região da Tríplice Fronteira.

  • Da redação com Assessoria
  • Foto: Visit Iguassu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *