Embratur seleciona experiência de Foz do Iguaçu para integrar projeto Feel Brasil
A experiência “Céu das Cataratas”, de Foz do Iguaçu (PR), foi selecionada para integrar o projeto Feel Brasil, uma iniciativa da Embratur e do Sebrae que tem como objetivo selecionar experiências turísticas brasileiras de alta competitividade para atrair turistas internacionais. Segundo a Embratur, o Feel Brasil é uma resposta à crescente demanda por experiências autênticas e sustentáveis no turismo, de acordo com o perfil de comportamento dos turistas internacionais, que têm buscado conexões mais profundas com os destinos e maior responsabilidade ambiental em suas viagens, além de diversificar a oferta turística internacional do Brasil. O principal benefício de integrar a iniciativa é a promoção internacional da experiência, realizada pela Embratur em todos os eventos e ações internacionais por meio de marketing digital e campanhas publicitárias dos quais participa, com vídeos, fotos e demais divulgações em eventos, encontros de negócios, famtours, press trips e feiras internacionais, além de integrar o site do Visit Brasil.
Para Foz do Iguaçu, este reconhecimento não apenas destaca um novo segmento, o de astroturismo, mas reforça a divulgação do destino. O empresário Marcel Henn Bonfada, diretor do Cosmos Iguassu, atrativo responsável pelo “Céu das Cataratas”, reforça que há um perfil de público que busca algo mais exclusivo, especializado, que une conhecimento, entretenimento e autenticidade. “Por meio do astroturismo nós trabalhamos diretamente com natureza e ambientes conservados, e a Astronomia tem sido um meio pelo qual reforçamos ainda mais os conceitos de conservação do Parque Nacional do Iguaçu. Existe a flora, a fauna, mas também o céu – um céu noturno fantástico nas Cataratas, com baixa poluição luminosa”.
Além do Céu das Cataratas, outras 100 experiências foram selecionadas, em todas as regiões do país, para compor o portfólio. A seleção e curadoria foi conduzida por uma equipe especializada da Embratur e do Sebrae, a partir de critérios como autenticidade, sustentabilidade, preparo para receber turistas internacionais, integração com o destino e alinhamento com as estratégias de promoção internacional do Brasil.
Um aspecto bastante interessante da seleção do “Céu das Cataratas” é de que o projeto Feel Brasil não funciona como um concurso do qual as iniciativas são inscritas, mas a seleção acontece por parte da Embratur e do Sebrae. “Ficamos surpresos e muito honrados, e nos perguntamos: como eles souberam do Céu das Cataratas? Para nós, o maior sinal de que estamos no caminho certo, desde quando pensamos na experiência turística e a colocamos em prática, há 2 anos”.
Janer Vilaça, astrônomo e diretor técnico do Cosmos Iguassu, é uma das pessoas que conduz a experiência, e explicou sobre as atratividades do céu. “O céu é um patrimônio histórico, cultural e natural da humanidade. As Cataratas do Iguaçu também são um patrimônio natural. É um lugar único onde temos o encontro desses patrimônios, e quando desvendamos alguns mistérios do cosmos sob o ponto de vista científico e cultural, inclusive da cultura Guarani, cultura ancestral da nossa terra, as pessoas saem encantadas e levam essa experiência para toda a sua vida de forma muito positiva. A experiência ainda contribui com a desconstrução de concepções alternativas sobre o Cosmos, ampliando a cultura científica tão pouco cultivada nos dias de hoje.
Marcel conta uma experiência recente que marcou a equipe e ilustra bem as oportunidades proporcionadas pelo “Céu das Cataratas”. “Um visitante dos Estados Unidos reservou toda a atividade exclusivamente para ele. Era uma pessoa mais idosa, que prestou atenção e participou em todos os momentos, fazendo várias perguntas densas e consistentes. Fizemos um grande bate papo sobre Astronomia, Cultura e Filosofia. No final da atividade, ele tirou uma lista do bolso e nos revelou o que estava escrito: O título da lista era: “Coisas para fazer enquanto eu estiver vivo”. Dentre algumas atividades já riscadas e outras ainda por riscar, esse senhor, na nossa frente, riscou mais uma linha: Conhecer o Céu do Sul. Então, cada vivência nos emociona muito, pois os visitantes se dão conta da tamanha conexão que existe entre as pessoas e o universo”.
Sobre o Feel Brasil
O Feel Brasil é uma iniciativa da Embratur e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para dar visibilidade a experiências turísticas brasileiras de excelência em destinos estratégicos nas cinco macrorregiões do país. A proposta é criar uma vitrine composta por 101 experiências de excelência, e, assim, promover o Brasil como destino turístico diverso, inovador e sustentável para visitantes internacionais. A página da iniciativa onde está a divulgação do Céu das Cataratas é: https://feel.visitbrasil.com/cosmos-iguassu/
Céu das Cataratas
É uma iniciativa de Foz do Iguaçu que oferece aos turistas experiências ligadas à Astronomia: O “Céu das Cataratas” e a “Astrofotografia”. O Céu das Cataratas é uma atividade que envolve a história dos Cosmos e a observação do céu noturno sob o ponto de vista da Astronomia e das Culturas Ancestrais. Primeiro, o céu é observado e explicado a olho nu, e depois são utilizados binóculos e um telescópio. É uma experiência turística que envolve Astronomia, Cultura e História, com enfoque nos princípios da estética, do entretenimento, da educação e da evasão. Uma imersão no universo dessa Ciência que desvenda e reconstroi o conhecimento sobre a Cosmogênese Guarani e demais culturas do passado, por meio do Céu das Cataratas. Diversos fenômenos vão acontecendo no céu durante a troca de conhecimento entre o astrônomo e os participantes, onde é possível observar estrelas, planetas, satélites artificiais – a exemplo das Estações Espaciais e, dependendo da ocasião, as famosas Chuvas de Meteoros ou popularmente chamadas de “estrelas cadentes”.
- Da assessoria
- Foto: Cosmos Iguassu.