Destruída pela cheia do rio Iguaçu, passarela da Cataratas da Argentina só será reaberta em 2024

A passarela do Circuito Garganta do Diabo, no lado argentino das Cataratas do Iguaçu, só será reaberta ao público em 2024. O passeio, que havia sido reinaugurado em fevereiro deste ano, foi praticamente destruído durante a cheia histórica do rio Iguaçu, ultrapassando os 24 milhões de litros de água por segundo no atrativo, que tem vazão média normal de 1,5 milhão de litros por segundo. No lado brasileiro, cuja visitação foi ampliada durante os dias do feriado de Proclamação da República, todas as trilhas e passarelas seguem abertas normalmente.

A vazão nas Cataratas do Iguaçu, no início da tarde desta quarta-feira (15), estava em mais de 7,8 milhões de litros de água por segundo, conforme a estação de monitoramento da Copel (Companhia Paranaense de Energia Elétrica). A informação de que a passarela da Garganta do Diabo do lado argentino só será reaberta no ano que vem, foi divulgada no início da semana pela direção do Parque Nacional Iguazú. A estrutura, de 1,1 mil metros de extensão, havia sido reinaugurada em fevereiro, após parte dela ser levada pelas águas em outubro do ano passado.

O passeio foi praticamente destruído de novo devido à cheia do rio Iguaçu, que chegou à vazão de 24 milhões de litros de água por segundo no dia 30 de outubro. Em entrevista ao portal Missiones Online, a gerente-geral da concessionária Iguazú Argentina responsável pela gestão da área, Carol Da Rosa, disse que as obras levarão vários meses, mas pediu aos turistas que visitem o parque.

Apesar do atraso na reabilitação do passeio na Garganta do Diabo devido à enchente, ela incentivou os visitantes a aproveitarem as demais opções oferecidas pelo Parque Nacional Iguazú. “Temos muito o que oferecer, não é só a Garganta do Diabo”, disse. Da Rosa enfatizou a diversidade de atividades à disposição dos turistas, desde percorrer os circuitos até participar de atividades náuticas.

 

Horário ampliado

Se no lado argentino a cheia do Iguaçu afeta parte da visitação, no lado brasileiro do atrativo, a concessionária Urbia Cataratas ampliou o horário para receber os visitantes nos dias do feriado prolongado de Proclamação da República. Deste ontem (15) até domingo (19 de novembro), os portões serão abertos uma hora mais cedo para acesso à unidade de conservação, das 8h às 16h.

O parque contará com reforço em todo o circuito turístico. O ingresso da visita regular é vendido no site oficial, cataratasdoiguacu.com.br, com agendamento de dia e horário para entrada. É possível reagendar, caso necessário, acessando o portal com o cadastro (login). Os visitantes vão poder ficar até as 18h no parque, horário do último ônibus de retorno.

Para animar a visita as Cataratas do Iguaçu a Forbes listou nesta semana as Cataratas do Iguaçu como uma das belezas naturais mais populares do mundo e recomenda uma viagem especial a atração. O atrativo, que ganhou destaque no ranking em 2º lugar, acumula mais de 2,5 milhões de buscas no Google e 44 milhões de views no TikTok, entre outras redes sociais.

 

Vazão histórica

A passarela das Cataratas do Iguaçu, no lado brasileiro, está aberta e todos os passeios estão ocorrendo normalmente. A vazão acima da média há mais de 20 dias, garante um momento histórico para visitar a Maravilha Mundial da Natureza. As quedas-d’água iniciaram a semana com a vazão de seis milhões de litros por segundo. A expectativa é a de que até domingo, o volume esteja acima da média, garantindo momentos singulares às pessoas que forem ao parque.

A equipe técnica da concessionária que faz a gestão da visitação do Parque e o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), órgão que administra a unidade de conservação, seguem monitorando e avaliando em tempo real a situação do Rio Iguaçu na região das Cataratas do Iguaçu.

 

  • Da Redação / Imagem reprodução de vídeo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *