Destino Iguaçu amplia estratégia no mercado norte-americano
Marcando um novo capítulo na presença do destino nos Estados Unidos, a Gestão Integrada do Turismo de Foz do Iguaçu, conhecida e reconhecida pela união de esforços e planejamento integrado entre o poder público e a iniciativa privada, anuncia a colaboração com a Global Vision Access, renomada empresa de representação de Destinos, que tem a missão de ampliar significativamente a visibilidade e o alcance de Foz do Iguaçu naquele mercado, com ações direcionadas tanto para o trade quanto para a mídia.
A parceria está contemplada em um plano de ações anual onde as instituições como o Conselho Municipal de Turismo-COMTUR, a Secretaria Municipal de Turismo-Setur, a Itaipu Binacional, a Fundação Parque Tecnológico Itaipu – FPTI, o Visit Iguassu e o Fundo Iguaçu trabalham em conjunto e investem recursos para ações de promoção e marketing do Destino. Uma equipe especializada é responsável por conduzir estratégias para ampliar a visibilidade e consolidar a presença de Foz do Iguaçu no mercado norte-americano.
Mercado estratégico
De acordo com dados da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), os Estados Unidos emergem como o segundo maior mercado emissor de turistas para o Brasil. Entre 2022 e 2023, a entrada de turistas norte-americanos no Brasil cresceu 51,5%, passando de 441.007 para 668.478 visitantes. Em 2023, 63,2 mil americanos visitaram as Cataratas do Iguaçu, ratificando os dados da Embratur.
Dentre os objetivos a serem alcançados com a ação estão manter e incrementar o volume de visitantes dos Estados Unidos, que representou no ano de 2023 11% do total de turistas estrangeiros no Brasil, consolidando-se como o 2º país emissor; posicionar o Destino no mercado, alimentando o portfólio dos operadores, num trabalho assertivo, em consonância com o perfil de compra do consumidor por região geográfica do país; e demonstrar efetividade nas ações de mercado para conquistar a confiança das companhias aéreas que têm book de captação com planos de incentivo em ações de marketing cooperadas entre a Gestão Integrada do Turismo de Foz do Iguaçu, Governo do Estado do Paraná, Embratur e CCR Aeroportos.
Além da contratação da GVA USA, o destino aposta em um pacote de ações promocionais no mercado, que serão distribuídas entre a adesão do Destino em associações e Travel Network, participação em eventos e feiras, constante comunicação com o trade turístico, investimento em mídias, parcerias e projetos especiais que serão promovidos por parceiros do mercado, além de campanhas de marketing e exposição da marca do Destino – Iguassu World´s Destination.
Esforço conjunto
O contrato será gerido pelo Visit Iguassu, o Convention Bureau da cidade, que atua em consonância com as instituições parceiras que integram o grupo de trabalho técnico, com reuniões constantes de deliberação sobre as ações de Destino no mercado.
Com opções de ecoturismo e turismo de aventura, localização estratégica e uma rica diversidade cultural, Foz do Iguaçu é um ímã natural para viajantes globais em busca de experiências autênticas. “Foz do Iguaçu personifica alguns dos atrativos mais excepcionais do Brasil: uma natureza exuberante, um caldeirão cultural e o ecoturismo em sua essência. Estamos entusiasmados em apresentar este destino único ao público norte-americano, que demonstra um vasto potencial para o turismo brasileiro”, afirma Jaime Mendes, presidente do Visit Iguassu.
“O Destino Iguaçu estar representado nos Estados Unidos parte da estratégia de atuar de forma assertiva neste território”, destaca Yuri Benites, Diretor de Turismo do Parque Tecnológico Itaipu. “Entendemos que um representante local possui entendimento da cultura, das nuances do mercado e das preferências dos consumidores norte-americanos. Essa compreensão contextual é essencial para adaptar as estratégias de marketing e promoção, garantindo que sejam eficazes”, complementa.
Outro aspecto crucial é a capacidade do representante local de lidar com as complexidades regulatórias e administrativas específicas do mercado norte-americano. Isso inclui compreender as práticas comerciais locais, normas de marketing e questões legais que podem variar de estado para estado.
Na opinião do Secretário Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu, “a cooperação com a GVA USA servirá para impulsionar proativamente parcerias de mercado e identificar novas oportunidades de negócios para Foz do Iguaçu no mercado norte-americano”, observa André Alliana.
Representação especializada
Com uma sólida trajetória de mais de uma década no mercado brasileiro, a GVA foi a parceira selecionada para potencializar a presença de Foz do Iguaçu nos Estados Unidos. Gisele Abrahão, CEO da empresa, enfatiza que “é com grande satisfação que a GVA USA assume o compromisso de representar o Destino Iguaçu no mercado norte-americano, muito conhecido como Iguassu Falls. Reconhecemos não apenas a singularidade das experiências que este destino oferece, mas também sabemos dos benefícios extraordinários que a expansão do fluxo de visitantes deste mercado trará para o destino e seus parceiros locais”.
A equipe de representação especializada, composta por 10 profissionais residentes nos Estados Unidos, será encarregada de conceber estratégias inovadoras e executar ações, visando fortalecer a visibilidade da marca Foz do Iguaçu World´s Destination, consolidar a posição no mercado e, acima de tudo, gerar incremento de demanda para o destino.
Com esta aliança estratégica, Foz do Iguaçu se prepara para conquistar corações e mentes nos Estados Unidos e, assim, consolidar sua posição como um destino turístico de excelência global. “Nossa missão é mostrar ao mundo que o Brasil tem tudo para se tornar um dos líderes em turismo sustentável e Foz do Iguaçu é uma excelente vitrine do país” completa Gisele. Para mais informações sobre a GVA acesse:/globalvisionaccess.com
- AI Visit Iguassu / Foto: Marcos Labanca/assessoria