Cataratas devem fechar ano com mais de 1,4 milhão de visitantes

O Parque Nacional do Iguaçu estima receber, até o final do ano, mais de 1,4 milhão de visitantes. A estimativa tem como base projeção da concessionária Cataratas do Iguaçu SA para o período. Na manhã do último sábado (8), o atrativo compartilhado na fronteira do Brasil com a Argentina alcançou um milhão de visitas no acumulado do ano. A expectativa é retomar a visitação do período pré-pandemia nos primeiros meses do ano que vem.

Após dois anos com visitação abaixo de 700 mil devido a pandemia, as Cataratas do Iguaçu voltaram a receber mais de um milhão em um ano. A marca confirma que o atrativo, termômetro do turismo da Tríplice Fronteira, segue em plena recuperação e média de 78% se comparado com o ano de 2019, período anterior ao coronavírus e ano de melhor visitação da história com mais de 2 milhões de ingressos.

A projeção conta ainda com o incremento de novos voos nacionais e internacionais no Aeroporto de Foz do Iguaçu e a agenda com aproximadamente 40 eventos de pequeno, médio e grande porte até o final do ano. Para o prefeito Chico Brasileiro (PSD), o município já recebeu mais de um milhão de turistas, “já que o turismo rodoviário ainda não é mensurado”, disse.

A recuperação do turismo tenho sido “fantástica” e deve melhorar com os novos empreendimentos, obras e ações. Além das Cataratas, o destino conta com o Circuito Turístico da Itaipu, que aumentou 65% este ano, no comparativo dos primeiros noves meses do ano passado, Marco das 3 Fronteiras e novos atrativos privados, como a Roda Gigante, Museu de Cera, Movie Cars, o aquário…

Gestão Integrada

O presidente do Visit Iguassu, Felipe Gonzalez, disse que atingir o número de 1 milhão de visitantes nas Cataratas é muito significativo. “Para o destino e para nós, que estamos trabalhando nas nossas empresas e à frente de instituições para que o processo de retomada aconteça o quanto antes”.

Um milhão foi uma meta traçada em 2007, recorda Gonzalez, quando o trade turístico e poder público se uniram para criar a Gestão Integrada do Turismo. “Decidimos que não seria admissível baixar disso, muito pelo contrário, a meta era de crescimento entre 7% a 10% ao ano. Meta atingida com sucesso devido a união de esforços e iniciativas público-privada”.

“A nossa luta será grande para atingirmos o patamar de 2019, ultrapassar 2 milhões de visitantes, porém, estamos determinados a atingir esse número ainda em 2023, contando com o incentivo fiscal do Governo do Estado para o ICMS do querosene da aviação”, analisou o presidente do Visit Iguassu.

Foz do Iguaçu é o Destino do Mundo e para atingir a meta pré-pandemia, precisa do retorno da capilaridade de voos para o retorno dos turistas internacionais. O secretário municipal de Turismo, Projetos Estratégicos e Inovação, Paulo Angeli, afirma que o mundo está de olho em Foz do Iguaçu. “Todos querem conhecer e visitar nossos atrativos. Estamos literalmente na moda”, concluiu.

Da Redação / Foto: Halisson Kock/ Cataratas do Iguaçu S.A

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *