Cataratas tem melhor abril da história e recebeu mais de 24 mil no feriado do Dia do Trabalhador
A visitação turística do Parque Nacional do Iguaçu segue em recuperação e neste mês de abril registrou o melhor fluxo de visitantes para o mês de todos os tempos, superando a marca anterior à pandemia. Em abril de 2023, a unidade de conservação recebeu, no trecho onde estão as Cataratas do Iguaçu, 150.827 pessoas, batendo o melhor desempenho para o mês, que era do ano de 2019, quando 145.193 turistas estiveram na unidade de conservação. No feriado prolongado do Dia do Trabalhador, de 29 de abril a 1º de maio, mais de 24 mil viveram a experiência da maravilha mundial da natureza.
No comparativo com o mesmo período de 2022, a visitação nas Cataratas foi 35% maior, quando o parque recebeu 111.127 visitantes. Consequentemente, o total também superou o registrado em 2021, com 20.018 pessoas. Já em abril do ano de 2020, a visitação turística foi suspensa por conta das medidas sanitárias para contenção da pandemia do coronavírus.
No quadrimestre, de janeiro a abril de 2023, a unidade de conservação recebeu 616.630 visitantes. Comparando com o quadrimestre de 2022, este ano foi 58% mais movimentado. O parque também superou a visitação de 2021. Em relação a 2019, o atrativo recuperou 91% do movimento.
A diversidade étnica dos visitantes também chama a atenção no atrativo. Em abril mais de 95 nacionalidades ingressando no Patrimônio Mundial Natural. Os países com mais representantes foram Brasil, Argentina, Paraguai, Estados Unidos, Uruguai e França. No quadrimestre de 2023, de janeiro a abril, foram 123 nacionalidades. Os mais presentes foram brasileiros, argentinos, paraguaios, estadunidenses, franceses e alemães.
Experiência única
Após percorrer as trilhas, os visitantes costumam relatar uma “experiência única” no contato direto com a natureza. Juliana Bitencourt, do Rio de Janeiro, ficou maravilhada com a beleza. “Que paisagem sensacional, cenário lindo. Uma foto melhor que a outra. Nossa, cheguei no parque e fiquei com olhar de criança, parece um sonho e não quero acordar. Amo a natureza e não tem lugar como esse.”
Quem também ficou fascinada foi a Josiane Camargo, de Curitiba. ”Parece que o parque abraça a gente, que sensação deliciosa. Tudo aqui é muito lindo. Fiquei encantada com os quatis, vi um lagarto também. Tão bom ver a natureza assim, livre como tem que ser.”
Dia do Trabalhador
O feriado prolongado do Dia do Trabalhador também garantiu movimento intenso no Parque Nacional do Iguaçu. No período, 24.453 turistas foram até o atrativo na fronteira do Brasil com a Argentina. O dia mais movimentado foi sábado, com 13.127 ingressos. O movimento foi 10% maior que o de 2017, último feriadão do trabalhador com três dias e anterior à pandemia, quando 22.241 pessoas estiveram na unidade de conservação. Em 2022 foram quatro dias de feriado prolongado, entre quinta e domingo, com 24.297 visitantes.
Ao todo, 54 nacionalidades se fizeram presentes. Os brasileiros são a maioria. Para visitar o parque é preciso adquirir ingresso on-line, exclusivamente pelo site oficial (www.cataratasdoiguacu.com.br/ingressos), com escolha do dia e horário disponíveis para o passeio. Os ingressos são limitados por horário.
- Da Redação / Foto: Urbia Cataratas-PNI