Cataratas do Iguaçu são destaque em imagens capturadas do espaço
As belezas de uma das 7 Maravilhas Naturais do Mundo ganharam novos contornos em registro feito do espaço. As Cataratas do Iguaçu, atrativo turístico na fronteira compartilhada de Brasil com a Argentina, estão no topo de álbum de oito cartões-postais naturais do país registrados a partir de satélites da SCCON, empresa brasileira de tecnologia geoespacial. Esta é a segunda vez que as quedas, dentro do Parque Nacional do Iguaçu, Sítio do Patrimônio Mundial Natural da Unesco desde 1986.
As imagens dos cartões-postais divulgadas no site da Revista GALILEU, foram captadas usando a constelação PlanetScope, sistema que tem mais de 430 satélites. Além das Cataratas do Iguaçu, integram a lista de atrativos naturais os Lençóis Maranhenses (MA), o Pantanal (MT/MS), a Chapada Diamantina (BA), a Chapada dos Veadeiros (GO), o Jalapão (TO), a ilha de Fernando de Noronha (PE) e a Serra do Rio do Rastro (SC).
Os satélites, equipados com câmeras e sensores avançados, podem capturar imagens diárias de toda a superfície terrestre, cobrindo uma área de 200 milhões de km² por dia. Detalhe: tudo isso com um tamanho equiparável a uma caixa de sapato. O monitoramento contínuo resulta em registros de alta resolução espacial, variando de 1 a 5 metros, utilizando de técnicas de sensoriamento remoto, campo que aborda a obtenção de imagens à distância da superfície do planeta.
“As imagens captadas pelos satélites são processadas com ferramentas avançadas de análise da SCCON, incluindo Inteligência Artificial”, disse Vinicius Rissoli, porta-voz da SCCON em depoimento à GALILEU. “Esses dados são essenciais para aplicações estratégicas como o monitoramento de desmatamentos, queimadas e mais de outras 20 classes de detecção de mudanças.”
Segunda vez
Esta não foi a primeira vez que as Cataratas do Iguaçu foram captadas por lentes a partir do espaço. Em fevereiro de 2018, a bordo da Estação Espacial Internacional, o astronauta russo Космонавт Сергей Рязанский não resistiu a beleza da Maravilha Mundial da Natureza. O cosmonauta ajustou sua câmera e presentou o mundo com um belo registro inédito da fronteira nas alturas.
Na ocasião, Sergey era o comandante da nave Soyuz MS-05, Estação Espacial que orbitava a Terra a uma altitude de 400 quilômetros (aproximadamente) e uma velocidade média de 28 mil quilômetros por hora. Sergey Ryazanskiy publicou a fotografia em seu perfil pessoal no Instagram: @sergeyiss. Ele informou na publicação que ainda pretende ver pessoalmente esta Maravilha Mundial da Natureza.
- Da Redação
- Foto: Prefeitura de Foz do Iguaçu/SCCON