Autoridades discutem em Foz do Iguaçu a retomada do projeto do teleférico na fronteira

As autoridades do Paraguai que participaram da última reunião da Comissão Trinacional de Desenvolvimento (CODETRI) em Foz do Iguaçu, aproveitaram o evento para colocar em pauta a retomada do projeto do teleférico unido a tríplice fronteira, que inclui Brasil e Argentina. A ideia é instalar a estrutura aérea com pontos de embarque e desembarque em Presidente Franco, Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú, próximo aos obeliscos que delimitam as três fronteiras. A ideia já foi discutida no passado, mas não avançou devido aos trâmites burocráticos de migrações entre os países, principalmente.

O projeto ambicioso ampliaria a integração para o progresso econômico e turístico na região, afirmaram as lideranças ao jornal La Clave. A iniciativa inclui logística, promoção de atividades comerciais, nova infraestrutura, inovações logísticas e a construção de um teleférico. A proposta ganhou respaldo, na reunião do CODETRI, dos vice-ministros paraguaios do Comércio e Serviços, Rodrigo Maluff, e da Rede de Investimentos e Exportação (REDIEX), Javier Viveros, e a ministra do Turismo, Angie Duarte.

A reunião se concentrou nas ações e obras complementares necessárias para operacionalizar a Ponte de Integração entre Presidente Franco e Foz do Iguaçu (Paraguai e Brasil), que concluída a mais de dois anos, porém não é operada devido a falta de vias de acesso e aduanas. A estrutura leva em conta que centenas de caminhões de grande porte trafegarão por essa rota todos os dias, exigindo infraestrutura adequada e serviços alfandegários e imigratórios simplificados em ambos os lados.

 

Ligação aérea

Os debates na sessão extraordinária da Comissão, em Foz do Iguaçu, focou no impacto econômico e turístico das inovações em andamento e na necessidade de um teleférico trinacional unindo as cidades que integram a tríplice fronteira. Duas empresas internacionais, segundo as autoridades do país vizinho, demonstraram interesse em desenvolver este sistema de transporte de passageiros e ofereceram seus serviços para construir o teleférico de 25 quilômetros.

Uma das empresas apresentou como exemplo o teleférico de última geração localizado em La Paz, Bolívia, uma rede de cabos aéreos que permite deslocamentos para todas as regiões da cidade. No encontro, representantes dos ministérios do Paraguai e dos municípios de abrangência do Departamento de Alto Paraná, cuja capital é Ciudad del Este, juntamente com especialistas e técnicos em logística, planejamento urbano e turismo, informaram que estão realizando reuniões constantes para agilizar as obras necessárias na região.

 

Avanços

A intenção é concluir a infraestrutura necessária e a ponte sobre o Rio Monday em 18 meses, permitindo os acesso paraguaio a Ponte da Integração. As reuniões, segundo eles, incluíram visitas a todos os canteiros de obras em andamento e centros emblemáticos do Paraguai com significativo potencial de atração turística.

O Paraguai pretende capitalizar uma grande porcentagem do fluxo turístico gerado pelos dois países vizinhos ao longo da fronteira entre os três países. O vice-ministro Maluff declarou no CODETRI que o Paraguai está se esforçando para dinamizar os principais projetos necessários para viabilizar a integração na região.

Ele mencionou a presença de autoridades paraguaias de diversas instituições-chave como exemplo do comprometimento do governo. Enquanto isso, o vice-ministro Viveros apresentou a Paraguay Business Week, uma iniciativa estratégica que busca fortalecer a integração regional e posicionar o Paraguai como um centro de oportunidades de investimento e comércio internacional.

 

  • Da Redação
  • Foto: IA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *