Aumenta fluxo de paraguaios cruzando a Ponte da Amizade em direção as praias do brasileiras

A temporada do verão 2023-2024 só começa oficialmente nesta sexta-feira (22), no entanto já é intenso o fluxo de paraguaios cruzando a Ponte Internacional da Amizade, que une Ciudad del Este e Foz do Iguaçu, em direção as praias brasileiras. O destino é um dos favoritos dos vizinhos para curtir as temporadas de férias aproveitando o sol e a culinária do país, destacou o jornal La Clave. A movimentação este ano começou na última semana, motivada pelas altas temperaturas da primavera.

Os destinos mais procurados pelos paraguaios, segundo dados do Departamento de Imigração, são as praias do Rio de Janeiro, Florianópolis (SC). e Salvador da Bahia. Os destinos oferecem uma grande variedade de opções para os turistas, desde praias paradisíacas até uma vida noturna vibrante. O preço das passagens aéreas e dos pacotes turísticos para o Brasil aumentou nos últimos anos, mas continua sendo uma opção atrativa para os paraguaios, destaca a reportagem.

Na avaliação dos paraguaios, o Brasil oferece uma excelente relação qualidade/preço, com belas praias e gastronomia reconhecida internacionalmente. Integrantes do trade turístico esperam um aumento no número de turistas paraguaios nesta temporada. O país é um importante mercado para o turismo brasileiro e, por isso, ações estão sendo realizadas para atrair mais visitantes paraguaios.

 

Cuidados

Para ajudar os turistas, o La Clave elaborou uma lista de requisitos necessários para quem cruzar a fronteira, especialmente pela Ponte da Amizade. Caso a viagem ocorra em veículo de propriedade do condutor, deverá portar a seguinte documentação: carteira de identidade pessoal ou passaporte, título de propriedade do veículo e carteira de habilitação paraguaia atualizada.

Caso a viagem seja com veículo de terceiros, deverá possuir autorização para circular pelo território brasileiro em nome do condutor, obtida em cartório. Itens como extintor de incêndio, balizas (triângulo), kit de primeiros socorros, estepe, ferramentas básicas para troca de rodas, etc. são obrigatórios. Em caso de dúvidas sobre a documentação, é necessário entrar em contato com um Consulado ou Vice-Consulado do Brasil no Paraguai.

 

O que levar

Os viajantes com destino ao Brasil poderão entrar no país, isentos de impostos, trazendo como bagagem os seguintes bens: livros, folhetos e jornais. Bens de uso ou consumo pessoal, ou seja, itens de vestuário, higiene e outros bens de caráter puramente pessoal como câmera digital, relógio de pulso e telefone celular. Outros bens, desde que observados os limites de quantidade e valor global de US$ 500 (aproximadamente R$ 2,5 mil).

Os cidadãos paraguaios não precisam de visto para viajar ao Brasil por um período de até 90 dias. Todos com mais de nove meses de idade, provenientes de países com risco de transmissão de febre amarela, deverão apresentar certificado de vacinação contra a doença. Este certificado deve ser válido por pelo menos 10 dias antes de entrar no país.

É aconselhável contratar um seguro de viagem que cubra despesas médicas e de repatriação em caso de emergência. Além desses procedimentos, é aconselhável trocar a moeda paraguaia (Guarani) por reais antes de viajar. Recomenda-se levar consigo uma cópia dos seus documentos de viagem (passaporte, visto, etc.) em caso de perda ou roubo.

 

  • Da Redação / Foto: Diário Vanguardia

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *