Aeroporto de Foz reforça cuidados para embarque de crianças e adolescentes
Com o aumento da movimentação nas férias escolares, o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, administrado pela concessionária Motiva, está reforçando as orientações sobre os documentos exigidos para o embarque de crianças e adolescentes em voos nacionais e internacionais. A medida visa evitar contratempos e garantir uma experiência tranquila aos passageiros.
Segundo as regras da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da Polícia Federal, é obrigatório apresentar documentação de identificação oficial para todos os menores. A certidão de nascimento é aceita apenas para crianças com menos de 12 anos em voos dentro do país, enquanto a partir dos 12 anos é necessário portar documento com foto, como RG ou passaporte.
Viagens nacionais
Para viagens dentro do Brasil, menores de 16 anos desacompanhados ou viajando com terceiros fora do grupo familiar até o terceiro grau precisam apresentar autorização de viagem com firma reconhecida em cartório, assinada por pelo menos um dos pais ou responsáveis legais. Essa autorização também pode ser feita digitalmente por meio da Autorização Eletrônica de Viagem (AEV), emitida via plataforma e-Notariado.
Caso a criança ou adolescente esteja acompanhada dos pais ou responsáveis legais, basta apresentar documento oficial com foto e comprovação de parentesco. Para acompanhantes que sejam avós, tios ou irmãos maiores de 18 anos, é necessário também apresentar documentos que comprovem o vínculo familiar.
Viagens internacionais
As exigências para voos ao exterior são mais rigorosas. Menores de 18 anos, quando acompanhados por apenas um dos pais, precisam apresentar autorização do outro genitor, com firma reconhecida ou em formato eletrônico. A autorização é dispensável somente quando ambos os pais estão presentes.
No caso de viagens desacompanhadas ou acompanhadas por terceiros, é necessário portar passaporte e autorização assinada por ambos os responsáveis, com reconhecimento em cartório. A regra vale também para crianças viajando com acompanhantes maiores de 18 anos que não sejam responsáveis legais.
- Da redação com assessoria
- Foto: Divulgação/Motiva