Aeroporto de Foz recebeu quase 370 mil passageiros no primeiro bimestre
Movimento maior foi em janeiro; O terminal registrou mais de três mil pousos e decolagens de aeronaves que transportaram 150 mil toneladas em cargas
O Aeroporto Internacional Cataratas em Foz do Iguaçu recebeu, nos dois primeiros meses do ano, quase 370 mil passageiros entre embarque e desembarque. A maioria chegou ou partiu da região de fronteira em voos domésticos. O número de operações aéreas do período ultrapassou três mil entre pousos e decolagens de aeronaves, que transportaram ainda, entre janeiro e fevereiro, quase 150 mil toneladas em cargas. A Azul Linhas Aéreas reduziu de dois para um por semana o número de voos para Montevidéu, capital do Uruguai.
A movimentação de passageiros no Aeroporto, um dos principais portões de acesso aos atrativos turísticos de Foz do Iguaçu e região da Tríplice Fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, foi mais intensa no mês de janeiro. De acordo com o monitoramento da CCR Aeroportos, responsável pela gestão do terminal, 208.836 passageiros embarcaram ou desembarcaram no período – média diária de 6,7 mil.
A maioria chegou ou partiu em voos domésticos, ante aproximadamente quatro mil em voos dos trechos com Santiago e Montevidéu – Chile e Uruguai, respectivamente. No primeiro mês do ano foram contabilizadas 1.701 operações aéreas entre pousos e decolagens (média diária acima de 54,8), sendo que destas, 79 com aeronaves vindo ou partindo para outros países. O setor de cargas do aeroporto registrou o embarque de 29.915 quilos e desembarque de 31.812 quilos em voos domésticos.
No mês de fevereiro, que este ano teve apenas 28 dias, 158.715 passageiros passaram pelo aeroporto de Foz do Iguaçu, no embarque e desembarque, uma média diária acima de 5,4 mil. Deste total, aproximadamente 3,9 mil foram com voos internacional, segundo mostra a estatística da concessionária. O pico da movimentação no terminal foi registrado nos dias do Carnaval, com mais de 33 mil passageiros.
O número de operações aéreas também foi menor que o primeiro mês do ano. Em fevereiro, foram 1.331 pousos e decolagens – média diária de 47,5. O volume de cargas registrou 28.983 quilos embarcados e 57.957 desembarcados em voos domésticos, além de 37 quilos em voos internacionais.
Companhia aérea reduz operações entre Foz do Iguaçu e Montevidéu
A Azul Linhas Aéreas promoveu ajustes na rota entre Foz do Iguaçu e Montevidéu, capital do Uruguai. A ligação ofertada duas vezes por semana desde o último dia 20 de dezembro passa a ser realizada semanalmente, apenas aos sábados. Os voos são operados com aeronaves Embraer 195-E2, com capacidade para até 136 passageiros em classe única.
A iniciativa, segundo a companhia aérea, faz “parte de um processo normal de ajuste de capacidade à demanda, fez uma readequação de malha, alterando de dois para um voo semanal entre Foz do Iguaçu e Montevidéu, por conta da sazonalidade”.
O AD8784 deixa Foz do Iguaçu (IGU) às 12h55, com pouso programado em Montevidéu (MVD) às 14h55. O retorno acontece no mesmo dia no AD8783, com saída do aeroporto internacional de Carrasco às 15h55, pousando na cidade do interior paranaense às 17h50.
- Da Redação / Foto: CCR Aeroportos