Telhado colonial é simples e popular na construção

Nadia Calegario
4 de junho de 2019
Ex-diretora da Unioeste é condenada por improbidade
4 de junho de 2019

Telhado colonial é simples e popular na construção

O material é sustentável, possui alta durabilidade e necessita de pouca manutenção

O telhado colonial é o tipo de cobertura mais simples e popular na construção. Sua principal característica é sua telha aparente, que deixa toda a cobertura exposta com suas formas definidas com meia água, duas águas, três águas e assim por diante. Apesar de ficar aparente, ele permite ir do estilo rústico ao moderno dependendo da composição.

Entre as vantagens do telhado colonial é que ele é um material sustentável, possui alta durabilidade e necessita de pouca manutenção. As telhas ficam apoiadas sobre os caibros de madeira, componentes da estrutura do telhado. A inclinação, que pode ser igual ou diferente em cada água, são unidas pela cumeeira, espigão e o rincão.

Já a escolha da telha está diretamente ligada à inclinação que o telhado vai ter, pois, dessa forma, tanto sua fixação quanto a estrutura que irá suportar todo o seu peso devem ser diferenciadas.

  • Cerâmica: É a mais utilizada para essa proposta, devido seu custo-benefício. Também conhecida como telhas de barro, possuem uma aparência curvada que permite resultados visualmente bonitos. Opte pelas que vem com revestimento sintético de fábrica, com maior proteção e durabilidade;
  • PVC: Tem as mesmas vantagens da telha de cerâmica, só que são feitas de uma maneira sintética. A única diferença é seu custo inferior, que por ser um material leve não exige uma estrutura de madeira tão elaborada para aguentar o seu peso. Tome cuidado com a ação do vento, devido a essa fragilidade, os cálculos do telhado devem ser precisos para que não haja futuros acidentes.

Decor Fácil / Foto: Divulgação /ConstruindoDecor

Share

Leia mais sobre este conteúdo e outras informações na edição impressa.

GDIA