Saúde faz verificação das cadernetas de vacinação de alunos da Rede Municipal
A Secretaria Municipal da Saúde deu início, nesta segunda-feira (11) a um levantamento sobre a situação vacinal dos estudantes realizar os devidos encaminhamentos para ampliar a cobertura vacinal no município.
As famílias já foram informadas pelas unidades de ensino e devem enviar a caderneta de vacinação dos filhos até o dia de hoje (11) para a verificação das equipes. Estando com todas as vacinas em dia, será fornecida a declaração de vacina da criança (documento exigido para as matrículas e rematrículas na rede); do contrário, os pais serão informados e responsabilizados a levar os filhos até a unidade de saúde mais próxima para atualização da caderneta.
O trabalho está sendo executado por equipes da Atenção Primária com apoio dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de todas as regiões da cidade. Cada uma das 29 unidades básicas de saúde organizou o cronograma de atendimento por região. A checagem dos documentos deve seguir até sexta-feira (15), podendo ser prorrogada caso necessário. A ação tem o apoio da Secretaria Municipal da Educação.
Baixa Cobertura
A BCG, que protege contra formas graves de tuberculose, é única vacina que tem alcançado a cobertura preconizada pelo Ministério da Saúde, de 90%. As demais, como Pentavalente, Rotavirus, Poliomielite, Meningo C, Pneumo e Febre Amarela não atingem a meta nos últimos anos, de acordo com o Programa Municipal de Imunização (PMI). A vacina da Influenza (gripe), por exemplo, está com a cobertura vacinal em 33% no grupo de crianças de 6 meses a menores de 5 anos.
- AMN