Itaipu reforça a campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio
A Itaipu iniciou nesta sexta-feira (1º), uma série de ações para difundir internamente a campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio. Haverá a distribuição de diversos materiais informativos, uma palestra on-line, iluminação temática e outras atividades que, ao longo do mês, vão incentivar empregados, estagiários, aprendizes e terceirizados a refletirem sobre o tema.
O objetivo principal é estimular o esclarecimento de dúvidas e sobretudo orientar sobre como identificar situações de risco e ajudar quem precisa. O trabalho está sendo desenvolvido com o apoio de parceiros externos, como a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM).
Em 2023, o lema da campanha é “Se precisar, peça ajuda!”. A Itaipu já aderiu à campanha em outros anos, mas não com a ênfase de agora. Segundo o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, ao ajudar a disseminar o Setembro Amarelo a Itaipu fortalece a conscientização em toda a sociedade.
“Além de aprofundar a necessidade de prevenir o suicídio perante o nosso público interno, a nossa intenção é, também, fazer com que a Itaipu contribua sendo exemplo para outras empresas e a comunidade em geral no engajamento a esta campanha tão importante. Saber como agir para preservar vidas é do interesse de todos”, ressaltou Verri.
Ações na Itaipu
Até o fim do mês, três pontos da Itaipu serão iluminados de amarelo, à noite, em alusão à campanha: a fachada do Centro de Recepção de Visitantes (CRV), as calotas do Parque da Piracema e o Portal do Conhecimento, da Unila.
Ao longo de setembro, cartilhas, folhetos e cartazes produzidos pela ABP e CFM serão distribuídos. Um deles é o livreto “Como ajudar?”, com orientações de prevenção ao suicídio, que será impresso e entregue ao público interno no dia 19 de setembro. Outras serão disponibilizadas em formato digital – entre elas, algumas para públicos específicos, como médicos e pais.
No dia 22, às 15h, o psicólogo e professor Ivo Valente Côrte apresentará uma palestra on-line sobre como ajudar a prevenir o suicídio. Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Valente é o coordenador do curso de Psicologia do Centro de Ensino Superior de Foz do Iguaçu (Cesufoz) e possui especialização em Docência de Ensino Superior e mestrado em Saúde Pública. O tema da sua dissertação foi “Ocorrência de suicídio entre trabalhadores em região de fronteira”.
- Imprensa de Itaipu