Infecção por Covid-19 volta a disparar em Foz e cidade registra 400 novos casos
Depois de um bom período de calmaria, voltaram a disparar os casos de Covid-19 em diversas regiões. Foz do Iguaçu integra o índice e as autoridades de saúde já estão em alerta. Conforme um boletim divulgado pela Vigilância Epidemiológica, na manhã de quarta-feira (23), a cidade contabilizou na última semana um total de 404 casos positivos para a doença.
Do total de pessoas positivas, 349 estão em isolamento domiciliar com sintomas leves. Outros 54 já cumpriram a “quarentena” e estão recuperados. Um paciente foi a óbito. A vítima era uma mulher, de 83 anos. Dos infectados, 254 são mulheres e 150 são homens, com idades entre três meses e 90 anos.
Desde o início da pandemia, de 2020 até o presente, Foz já contabilizou 82.122 casos de coronavírus, que resultaram na morte de 1.299 pessoas. De acordo com a vigilância, que acompanha a evolução no município, a tendência é de que haja um crescimento ainda maior de infectados nas próximas semanas.
Frente à situação, a Secretaria Municipal de Saúde já está providenciando ações, dentre elas há um pedido para que a população complete o esquema vacinal de acordo com as faixas etárias. Também se faz necessário a retomada de outros cuidados, como o uso frequente de álcool em gel para a higienização das mãos.
“Não podemos esquecer de seguir lavando as mãos, usando o álcool em gel, cobrindo a boca e nariz ao tossir ou espirrar, entre outros hábitos que não podem ser deixados de lado”, explicou o chefe da Vigilância Epidemiológica, Roberto Doldan.
Equipamentos, fluxos e protocolos de contenção à doença estão sendo revisados pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19 na cidade. Neste momento, serão mantidos os decretos já em vigor, como a recomendação do uso de máscaras para pessoas com sintomas e também em locais fechados ou com alto índice de aglomeração.
Vacinação
Conforme explica a secretária de Saúde, Jaqueline Tontini, os perfis de casos confirmados demonstram que a doença está acometendo pessoas de todas as faixas etárias, portanto, crianças e adultos precisam estar com todas as doses das vacinas em dia.
Para pessoas acima de 18 anos, são quatro doses necessárias. A vacinação contra a Covid-19 para adolescentes e adultos segue disponível em todas as 29 Unidades de Saúde.
Nesta semana, começaram a ser aplicadas as vacinas para crianças de 6 meses a menores de 3 anos de idade, via agendamento. A vacinação para crianças maiores de 3 anos continua disponível nas cinco unidades de referência (AKLP, Padre Monte, São João, Maracanã e Campos do Iguaçu), sem a necessidade de agendamento.
Para a faixa etária de 5 a 11 anos, o imunizante segue disponível nas seguintes unidades: Vila Yolanda, Jardim São Paulo I, Portal da Foz, Vila C Nova, Sol de Maio e Profilurb II.
“Hoje nós temos a vacina como uma importante aliada para o combate. Precisamos que todos tenham essa consciência e completem o ciclo vacinal. Somente assim vamos poder enfrentar esse quadro de aumento de casos e evitar que sejam necessárias outras medidas”, destacou Jaqueline.
Testagem
Foz está em tratamento junto à Secretaria Municipal de Estado da Saúde (Sesa) para adquirir mais testes antígenos para quadros sintomáticos de Covid-19. A testagem está sendo realizada nas UBSs e os quadros positivos são acompanhados.
“Estamos monitorando o cenário e contando com esse apoio de todos. Quem apresentar sintomas deve realizar a testagem e se manter em isolamento, além de seguir usando máscaras de proteção. Toda a rede está capacitada e pronta para lidar com essa situação”, destacou Roberto Doldan.
Da redação / Foto: Christian Rizzi/PMF