Hospital Municipal recebe selos de “Top Performer e UTI Eficiente”
O Hospital Municipal Padre Germano Lauck, de Foz do Iguaçu, recebeu nesta quarta-feira (28) os selos “UTI Top Performer 2023”, e “UTI Eficiente”, concedidos pela Associação Brasileira de Medicina Intensiva (AMIB) e a Epimed Solutions, a maior base de dados para gestão de terapia intensiva do mundo.
As certificações foram concedidas devido ao alto desempenho e à eficiência nos serviços prestados pela instituição, que é referência para os nove municípios do Oeste do Paraná.
Os selos foram entregues pela gerente comercial da região sul da Epimed, Thais Godoi à diretoria executiva do hospital, coordenação, gerências das unidades de terapia intensiva, gerência de enfermagem e coordenadores das equipes multiprofissionais.
Desde 2016, a Epimed em parceria com a AMIB concedem às unidades de terapia intensiva de todo o país as certificações UTI Top Performer e UTI Eficiente, que indicam a obtenção da boa e alta performance da instituição.
A unidade hospitalar administrada pela Fundação Municipal de Sáude é a única com atendimento 100% SUS, do Estado do Paraná, a receber o selo de certificação. As outras instituições selecionadas são privadas e ficam localizadas em Curitiba.
Atuação das equipes
O médico intensivista e coordenador das UTI´s, Dr. Roberto Almeida, falou da resiliência das equipes que, com trabalho árduo, vem se esforçando ano após ano, gerando excelentes resultados. “Temos uma cultura de não valorizarmos um hospital público ou que está fora dos grandes centros e ai vem essa certificação, desmistificar e nos colocar no ápice das instituições que contribuem com a política de saúde e segurança do paciente”, completou Almeida.
De acordo com a gerente comercial da Epimed, Thais Godoi, este ano o selo Top Performer foi concedido a 211 UTI`s gerais, em um universo de mais de 1.800 unidades avaliadas com este perfil. Já, o selo UTI Eficiente foi concedido a 158 UTI´s gerais.
“Com essa certificação, o Hospital Municipal tem muito a comemorar e parabenizar a equipe multidisciplinar, pois esse não é o resultado de uma pessoa só. É o resultado de um trabalho de excelência de todos vocês, da forma que repassam para quem está na ponta fazendo com que o paciente fique menos tempo na UTI, e tenha alta com qualidade de vida”, enalteceu a profissional.
Avaliação
Para o diretor presidente da Fundação Municipal de Saúde, Dr. André Di Buriasco, a conquista vem atestar a importância das equipes que “com todas as dificuldades de um hospital 100% SUS, conseguiram preencher todos os critérios para garantir a certificação das UTI´s. Levem minha gratidão e reconhecimento a toda equipe multidisciplinar que não mediu esforço, estudo e profissionalismo por essa imensa conquista”, comemorou o diretor.
Buriasco ainda destacou que “o certificado só vem ratificar o trabalho desenvolvido pelas equipes das 4 UTIs que no dia-a-dia demostraram os mais altos padrões de atendimento e qualidade, sendo avaliados e reconhecidos dentro do grupo de 30% das melhores UTIs Top Performer do Brasil”, enalteceu o diretor.
Daiane Sosa, enfermeira gerente das unidades intensivistas do Hospital Municipal, agradeceu o apoio da gestão e da coordenação médica. “Com o apoio, em particular dessa gestão e do nosso coordenador dr. Roberto Almeida, o processo de continuidade com a AMIB e Epimed, pode render esse resultado único e especialmente importante. Somos grandes, sim. E não iremos desistir do nosso papel de levar assistência técnica e humanizada aos nossos pacientes”, pontuou.
UTIs Brasileiras
O projeto UTIs Brasileiras tem como objetivo caracterizar o perfil epidemiológico das unidades de terapia intensiva no Brasil e compartilhar informações que possam ser úteis para orientar políticas de saúde e estratégias, com o objetivo de melhorar o cuidado dos pacientes críticos no país. Estimula ainda, uso de indicadores de qualidade e desempenho na gestão das UTIs adulto e pediátricas e, com isso, busca aprimorar a qualidade da medicina intensiva e aumentar a segurança dos pacientes no Brasil.
Conforme explica o médico Dr. Ederlon Rezende da AMIB, um dos idealizadores e responsável pelo projeto, a transparência é um grande aliado na melhoria da qualidade. “Na lista há renomados hospitais do eixo São Paulo-Rio, o que mostra que os critérios têm boa especificidade, mas também foram incluídos hospitais de cidades do interior, inclusive hospitais públicos. Isso me deixa muito contente porque comprova que boas UTIs se fazem a partir de uma boa equipe, bem treinada e organizada”, ressaltou o atual presidente do Conselho Consultivo da AMIB.
- AI HMPGL / Foto: divulgação