Foz do Iguaçu vai receber vacinas contra a dengue
Foz do Iguaçu e mais 29 cidades paranaenses foram escolhidas pelo Ministério da Saúde para receber, já em fevereiro, a vacinação contra a dengue. A iniciativa abrange 521 municípios em todo o Brasil, priorizando regiões com alta transmissão da doença na última década e população igual ou superior a 100 mil habitantes, considerando também altas taxas recentes.
Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos serão o público-alvo da campanha, visando atacar o segmento com maior índice de hospitalizações por dengue, contabilizando 16,4 mil casos de janeiro de 2019 a novembro de 2023. A estratégia de imunização consistirá em duas doses, com intervalo de três meses entre elas.
Além de Foz do Iguaçu, a 9ª Regional de Saúde e outras 29 cidades paranaenses foram selecionadas. A Secretaria de Estado da Saúde e a Secretaria de Saúde local aguardam informações técnicas sobre o quantitativo de doses e as datas de entrega dos imunizantes.
A necessidade de definir um público-alvo e regiões prioritárias deve-se à capacidade limitada de fornecimento de doses pelo laboratório fabricante da vacina. A primeira remessa, chegando com aproximadamente 757 mil doses, faz parte de um total de 1,32 milhão de doses fornecidas pela farmacêutica. Outra remessa, com mais de 568 mil doses, está prevista para fevereiro. Para 2024, o Ministério da Saúde adquiriu 5,2 milhões de doses, com entregas planejadas ao longo do ano.
O Brasil destaca-se como o primeiro país a oferecer a vacina no sistema público universal, com a inclusão da vacina contra a dengue em dezembro de 2023. A Conitec recomendou a incorporação, permitindo ao país enfrentar de maneira eficaz a luta contra a dengue. O compromisso do Ministério da Saúde para 2025 já prevê a aquisição de 9 milhões de doses, fortalecendo a estratégia de prevenção.
- Da redação com AMN