Foz do Iguaçu se prepara para nova fase de imunização contra a Covid-19

No dia 27 deste mês terá início um novo programa no qual ocorrerá à aplicação das vacinas bivalentes em pessoas com 70 anos ou mais; Saúde pede reforço nos cuidados para evitar aumento de infecções no pós Carnaval

 

Foz do Iguaçu está se preparando para uma nova fase de imunização contra a Covid-19, que intensificará a vacinação ao longo do ano. As ações previstas seguirão o cronograma que será divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado, de acordo com as orientações do Ministério da Saúde.

A previsão é de que a nova etapa de imunização tenha início no dia 27 deste mês. A partir desta data começarão a serem aplicadas as doses de vacinas bivalentes, que atuam na cepa original do vírus e nas variantes. As equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) já estão recebendo as devidas orientações.

O cronograma prevê cinco etapas. Na primeira fase serão vacinadas as pessoas de 70 anos ou mais, além daquelas vivendo em instituições de longa permanência (ILP), a partir de 12 anos; abrigados e trabalhadores dessas instituições; imunocomprometidos, comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.

A segunda etapa engloba pessoas de 60 a 69 anos. A terceira etapa da vacinação abrange gestantes e puérperas, enquanto a quarta será direcionada a trabalhadores de saúde. Já na quinta fase está prevista a vacinação de pessoas com deficiência permanente.

Para receber a vacina bivalente, as pessoas precisam estar com o quadro de doses monovalentes completo. “É importante que as pessoas acima de 18 anos verifiquem a situação vacinal e façam a dose de reforço, os adultos acima de 18 anos devem ter quatro doses de vacina com intervalo de quatro meses da segunda para terceira dose e da terceira para quarta dose”, explicou a coordenado de imunização em Foz, Adriana Izuka.

Com o feriado prolongado de Carnaval se aproximando e as festas de rua já confirmadas, é ainda mais importante estar imunizado e redobrar os cuidados com a Covid para evitar um novo aumento das infecções. Para colocar o quadro vacinal em dia basta procurar uma UBS com documento de identificação, carteirinha ou comprovante de vacinação.

Conforme Adriana, neste momento o município está sem doses para crianças de 5 a 11 anos, mas para as crianças de 3 e 4 anos há imunizantes disponíveis, inclusive para reforço. É importante que os pais ou responsáveis estejam atentos à vacinação, já que a cobertura de imunização infantil está bem abaixo do esperado.

“O ideal é que as pessoas que estão com as doses de reforço atrasadas procurem uma unidade de saúde logo porque o Carnaval começa daqui alguns dias. Se a pessoa tomar logo a vacina estará protegida até o início das festas, já que a vacina leva em torno de 15 dias para criar imunidade”, destacou

Panorama Covid

Desde o início das vacinações, Foz aplicou 684.127 de doses de imunizantes contra a Covid-19. No último boletim da semana epidemiológica, divulgado no dia 1° de fevereiro em Foz, haviam sido registrados 57 novos casos de coronavírus no município. Os números, que haviam disparado após as festas de Natal e Ano Novo voltaram a reduzir. Para que este índice não volte a subir no pós Carnaval é de extrema importância que a população complete o quadro de vacinação.

  • Da redação / Foto: José Fernando Ogura/AEN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *