Evento discute a saúde mental no contexto da educação básica

A UNILA e a Secretaria Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu promovem, nos dias 28 e 29 de julho, um evento para debater o tema saúde mental no contexto da educação básica. As inscrições devem ser feitas em formulário eletrônico (https://bit.ly/Saude_educacao). As vagas são limitadas.

O evento, que será realizado no auditório da UNILA – Campus Integração (Avenida Tancredo Neves, 3147 – Porto Belo), é voltado, principalmente, para profissionais da educação básica e tem como objetivos discutir o desgaste emocional dos profissionais de educação e sua relação com a dinâmica de trabalho contemporânea; construir estratégias coletivas para promoção de saúde; e fortalecer os laços das equipes de trabalhadores em educação.

A mesa de abertura está programada para as 18h de sexta-feira (28) com a apresentação do tema “O que é saúde mental e qual o seu impacto na educação escolar?”. Serão palestrantes Cirleine Costa Couto, do Programa de Educação pelo Trabalho (PET) Saúde e Ambulatório de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA); Antônio Batista Santa Junior, da Diretoria de Saúde Mental (SMSA) e Camila Viviane Lui de Sousa (CAPSi).

Na sequência, haverá a palestra sobre “Como a equipe de psicologia escolar pode favorecer o debate sobre saúde mental nas escolas do município de Foz do Iguaçu”, com a psicóloga Lucila Parra Fagundes (Secretaria Municipal de Educação) e relatos sobre o PET Saúde na UNILA com as docentes Ana Paula Araujo Fonseca e Érika Marafon Rodrigues Ciacchi.

 

No sábado, o destaque são as oficinas com os temas: Gênero, Sexualidade e Saúde Mental; Habilidades Socioemocionais; Higiene do sono. As oficinas são simultâneas e serão realizadas das 9h às 10h30. É preciso indicar a escolha no momento da inscrição.

Para o encerramento estão previstas duas palestras. Solange de Freitas, psicóloga e professora da Escola Municipal Três Bandeiras, irá falar sobre o tema “Como cuidar da saúde mental docente” e, na sequência, a pedagoga Viviane Dotto (Sinprefi) e Carla Conrad, da Diretoria de Saúde Ocupacional da Prefeitura de Foz do Iguaçu, falam sobre “Saúde mental nas escolas e desafios contemporâneos da educação”.

  • AI UNILA

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *