Adolescentes lideram casos de HIV na região de Ciudad del Este, no Paraguai
Os adolescentes com menos de 15 anos são as principais vítimas do HIV na região de Ciudad del Este, capital do Departamento de Alto Paraná, no Paraguai. Relatório do Ministério da Saúde Pública divulgado esta semana, sobre o número de diagnósticos positivos registrados pelo programa regional, indica que mais de 94,8% dos casos correspondem a pacientes desta faixa etária.
O diretor da Décima Região de Saúde, Arturo Portillo, explicou em entrevista à imprensa que o relatório divulgado pelo Ministério da Saúde do Paraguai corresponde às estatísticas do ano de 2022 e que dos 1.519 casos positivados em todo país no período, 174 correspondem ao departamento de Alto Paraná. A relação é de acordo com a taxa populacional e os números revelam que são pelo menos 20 casos de HIV (sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana – Aids) por 100 mil habitantes que residem na faixa de fronteira com o Brasil.
Em números exatos, do total de casos registrados na região de Ciudad del Este, 165 ocorreram em menores de 15 anos e seis casos em maiores de 15 anos. Arturo Portillo assinalou que a incidência é muito alta e que as relações sexuais precoces, sem proteção, nesta faixa etária, são o principal fator de propagação do HIV. “Agora tudo é mais fácil, eles têm encontros temporários, atos sexuais desprotegidos e isso também leva a uma gravidez na adolescência, uma gravidez indesejada”.
“Precisamos de melhorar a educação sexual, os rapazes começam a ter relações sexuais cada vez mais cedo e não se protegem, por isso temos estas estatísticas”, disse o diretor da 10ª região, em comentário ao jornal La Clave. As estatísticas regionais também revelam que do total de casos do departamento, 10 são de gestantes, o que representa quase 6% dos dados correspondentes ao Alto Paraná, mas em nível nacional, 29,4% dos casos de HIV positivos são em mulheres grávidas, que podem transmitem a doença por contágio vertical aos seus filhos dentro do útero.
Panorama
Apesar de tudo, Alto Paraná é o quinto departamento do país com maior número de casos de HIV positivo, sendo a capital do país a principal, seguida por Amambay, Central, Concepción e depois esta outras regiões que equivalem a 17,5%. de todos os casos em todo o país. A esse respeito, o Dr. Portillo destacou que as medições são feitas de março a março, ou seja, os resultados divulgados são estatísticas durante o ano de 2022.
Em todo Paraguai são oferecidos gratuitamente materiais contraceptivos para homens e mulheres nas Unidades de Saúde Familiar (USF), hospitais distritais, centros de saúde e postos. Embora o Ministério da Saúde tenha retrovirais para o tratamento de pacientes, o vírus afeta o sistema imunológico e, embora pareçam assintomáticos por um período, são descobertos com exames médicos solicitados no local de trabalho ou para mulheres em estado de gravidez e isso gera uma mudança total na predisposição da pessoa para enfrentar a doença e com ela seu ambiente mais próximo.
- Da Redação
ERRATA
Na reportagem desta quarta-feira (26), sobre a reunião do diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, com representantes sindicais de Foz do Iguaçu, saiu que o local onde o encontro foi realizado se tratava do Sindicato dos Guias. A informação está equivocada, o debate de Verri com os sindicalistas, sob a coordenação de Dilto Vitorassi, ocorreu de fato no Sindicato dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade de Foz do Iguaçu.