Teste de carga dinâmica avalia a segurança da Ponte da Integração

A poucos dias da inauguração oficial, a Ponte da Integração Brasil/Paraguai passou na última terça-feira (29) pelo teste de carga dinâmica, uma das etapas mais importantes de avaliação de segurança da estrutura. De acordo com os engenheiros responsáveis pela obra, agora faltam apenas 3% para a conclusão.

Para o teste de carga foram usados seis caminhões carregados com pedra triturada e água, pesando 27 toneladas cada. Os veículos cruzaram a ponte em um espaço reduzido, em três velocidades diferentes (20km/h, 40 km/h e 60km/h). O movimento foi monitorado por equipamentos e sensores de alta precisão. O laudo com as conclusões deve ser divulgado nos próximos dias.

“No espaço de teste foram instalados equipamentos de medição. Os medidores incluíram células de carga, colocadas no topo de cada um dos 116 cabos, a 180 metros de altura, com os quais é avaliada a força dos cabos de sustentação. Além disso, foram usados extensômetros, inclinômetros, acelerômetros e medidores de deslocamento”, explicou a equipe da Itaipu no Paraguai em divulgação à imprensa.

Todo o procedimento foi acompanhado pelo diretor-geral paraguaio da Itaipu Binacional, Manuel María Cáceres, além de técnicos e engenheiros dos dois países envolvidos.

De acordo com o gerente do Departamento de Obras e Manutenção da Superintendência de Obras e Desenvolvimento da Itaipu, Fernando Barúa, a Ponte da Integração foi projetada para suportar 500 quilos de força por metro quadrado. No teste de terça-feira foram usados cerca de 670 quilos por metro quadrado.

A princípio, o teste foi considerado bastante positivo. “Com esses procedimentos, poderemos garantir que a ponte cumpra com os padrões de qualidade e confiabilidade para os quais foi desenhada, verificando o desempenho da estrutura real”, ressaltou Barúa.

Inauguração

Em um evento, realizado no último dia 18, o presidente do Paraguai Mario Abdo Benítez sinalizou que a inauguração da Ponte da Integração estaria programada para o dia 12 de dezembro e que esta contaria com a presença dele e do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro. A informação ainda não foi oficialmente confirmada pela Itaipu Binacional.

Mesmo que seja entregue na data citada, a ponte ainda não poderá ser usada pela população da fronteira, já que ambas as cabeceiras, estruturas fundamentais, assim como as vias de acesso e controle aduaneiro, ainda não foram concluídas. No momento a rodovia Perimetral Leste, do lado brasileiro, apresenta apenas 17,3% de construção.

A previsão é a de que o tráfego seja liberado de forma gradual ao longo de 2023 e 2024. No caso do transporte de cargas, por exemplo, o plano de órgãos como a Receita Federal do Brasil (RFB) é autorizar primeiro a circulação de caminhões em lastre (vazios), para depois permitir a passagem de caminhões com cargas que precisem de inspeção.

Detalhes da estrutura

A ponte é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado, Governo Federal e a Itaipu Binacional, com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR) encarregado da execução. A construção teve início em 2019.

A estrutura é do tipo estaiada, com 760 metros de comprimento. Na parte central, tem duas torres de sustentação, com 120 metros de altura cada. A pista será simples, com 3,7 metros de largura de cada lado, acostamento de três metros e calçada de 1,70 metro.

Os dois pilares principais da ponte estão nas margens do rio, facilitando a navegação no Rio Paraná. A obra tem um vão-livre de 470 metros, o maior da América Latina. Ela é maior que a Ponte Internacional da Amizade e está localizada cerca de 10 quilômetros abaixo dela, no Marco das Três Fronteiras.  

Da redação / Foto: divulgação Itaipu

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