Donizeti Melo
Sistema meritocrático

Inclusão social é um conjunto de meios e ações que combatem a exclusão aos benefícios da vida em sociedade, provocada pela falta de classe social, origem geográfica, educação, idade, existência de deficiência ou preconceitos raciais. Inclusão social é oferecer aos mais necessitados oportunidades de acesso a bens e serviços, dentro de um sistema que beneficie todos, não apenas os mais favorecidos no sistema meritocrático em que vivemos.

Ferramenta de inclusão
Os estudos nas mais diferentes modalidades apontam para os benefícios da iniciação esportiva, bem como para os riscos, se afastada de uma base pedagógica. A ONU observou que o esporte, mesmo que tenha como princípio o desenvolvimento físico e da saúde, serve também para a aquisição de valores necessários para coesão social e mundial. Esporte vai muito além das disputas dentro dos estádios e ginásios. Cada vez mais cresce a sua importância como ferramenta de inclusão social.

Socialização positiva
O reconhecimento do esporte como canal de socialização positiva ou inclusão social é revelado pelo crescente número de projetos esportivos destinados aos jovens das classes populares, financiados ou não por instituições governamentais e privadas. Entretanto não se pode implementar o esporte apenas como habilidade física ou recreativa. Ele deve ser acrescido à função educacional, incluindo elementos sociais, culturais, comunitários e afetivos. A inclusão ao esporte é mola mestra.

Trabalho dignifica o cidadão
Em Foz são inúmeros os professores que trabalham com o objetivo de socializar, e muitos fazem questão de se reciclar. A Secretaria de Esporte trabalha com a finalidade de oferecer oportunidades desse aprendizado a centenas de menores e adolescentes, o que é louvável e merece sempre ser destacado. Deixando de lado os favores, ou seja, quando alguém é indicado por políticos, enchendo órgãos do governo com pessoas que não têm o mínimo de conhecimento sobre o que deveriam fazer, o trabalho dignifica o cidadão. 

Atravancando o desenvolvimento
Neste quesito de empreguismo nem sempre os secretários das várias pastas podem assumir a culpa, pois são subordinados, mesmo ocupando cargo de primeiro escalão.  Os administradores, de vez em quando, precisam engolir o que já vem traçado. Favores políticos como estes, na maioria das vezes, servem apenas para atravancar o desenvolvimento. Quando alguém senta em cadeira errada, está tirando alguém que poderia ser muito mais útil para a sociedade. O melhor era ficar cochilando em casa. 

 

Frase bíblica:
Jesus deixou toda sua glória no céu e sofreu muito por amor a você. Por você, Jesus considerou que tudo isso valia a pena! 
O amor de Deus lhe dá muito valor.
*2 Coríntios 8:9