Segunda ponte com Paraguai recebe sistema de inspeção e monitoramento

Os técnicos da Superintendência de Obras da Coordenação da margem direita da Itaipu Binacional acompanharam, no último sábado (6), a instalação de um sistema de inspeção e monitoramento periódico do estado do trecho central da Ponte Internacional da Integração Brasil-Paraguai, a segunda via unindo os dois países na região de Foz do Iguaçu.

O sistema é constituído por um carro de inspeção com 24 metros de largura (saída da estrada), instalada na parte inferior do tabuleiro (metálico) da ligação rodoviária e que desliza, por carris, ao longo dos 470 metros de comprimento correspondentes ao vão central da estrutura. Com o auxílio da máquina, será feito um monitoramento periódico e intensivo das condições da passarela sobre o rio Paraná.

O procedimento constitui um importante complemento aos trabalhos de acabamento da superestrutura. Todos os detalhes da obra a ser corrigida são executados de acordo com as normas e especificações técnicas exigidas pelo consultor brasileiro responsável pela fiscalização do empreendimento.

A Ponte da Integração é do tipo misto (concreto e metal) estaiada, tem 760 metros de extensão, com pilares principais de 180 metros de altura e um vão central (espaço entre os dois pilares por onde passa o canal de navegação do rio) de mais de 60 metros de altura acima das cheias máximas de água.

  • Da redação com Itaipu/PY / Foto:Itaipu/PY

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *