Donizeti Melo
Rei da Bola


Divulgamos nesta semana sobre os programas esportivos nas emissoras de rádio de Foz e cometemos uma gafe. Nós nos esquecemos de divulgar um dos principais programas da cidade. Trata-se do Rei da Bola, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 18h às 19h, na Rádio Itaipu, 105,7 FM. No comando está o desportista Sérgio de Melo Mathias e com ele o apresentador Cléo Matos e participação do comentarista Carlos Mendes, o popular Professor Café. A equipe ainda conta com o narrador Bruno Zanete. Eles transmitirão o Amador, segundo Melo Mathias. Ele disse que a Itaipu FM tem o direito de transmissão, de maneira exclusiva, de todas as competições da Liga Iguaçuense de Futebol. Desejamos muita sorte à equipe, que conta com profissionais gabaritados e apaixonados pelo esporte, especialmente pelo futebol.

Transmitindo emoção
O futebol foi transformado em um grande espetáculo graças ao rádio. A popularização do esporte se deu pela aproximação dos narradores com os ouvintes, seja no vocabulário informal ou por aportuguesar as expressões e regras do esporte. O rádio buscou através dos vários recursos da linguagem radiofônica (a capacidade emotiva da voz, músicas, vinhetas, cortinas sonoras) levar a magia do espetáculo ao ouvinte, por meio do apelo à sua imaginação.

Empolgando o ouvinte
As transmissões esportivas no Brasil remetem à participação das emissoras brasileiras, sejam elas de rádio, televisão (aberta ou paga) ou, mais recentemente, de internet, em transmitir eventos desportivos para o público brasileiro. Segundo dados do IBOPE Repucom, no universo dos 70 milhões de brasileiros que se dizem "superfãs" do esporte em geral — aqueles que acompanham na mídia ou praticam a modalidade e também compram produtos ligados ao tema —, uma fatia de 42% se declaram amantes do futebol.

 

Frase bíblica:
''Tenha coragem de perder, até de recuar, porque é preciso a cruz para conhecer a luz''
*Marcos 8:34-9