Prêmio Mulher Destaque é entregue na Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu

A cerimônia reuniu mulheres de diferentes áreas de atuação, desde professoras até defensoras dos direitos humanos e protetoras de animais

 

A solenidade de entrega do prêmio Mulher Destaque, do ano de 2023, foi realizada na manhã desta quarta-feira (08) e prestigiou 14 mulheres, indicadas pelos vereadores para serem agradecidas e reconhecidas pelos feitos realizados. O evento ocorreu em atendimento à Lei Municipal n° 4.189, de 18/02/2014, no Plenário de Casa de leis.

“Todas as edições que viemos aqui, sentimos um frio na barriga. Sabemos a importância de homenagear cada uma de vocês. Aqui não escolhemos religião ou ideologias, escolhemos mulheres que batalham pela nossa sociedade. As mulheres que foram escolhidas para essa edição, foram selecionadas para serem porta-voz de outras mulheres. Ainda precisamos gritar e ocupar espaços. Hoje temos uma missão, precisamos de paz, de espaço. Precisamos viver. Precisamos respirar”, declarou a vereadora Anice Gazzaoui (PL), proponente da lei.

Ainda durante os agradecimentos, Rosa Maria Jenorymo Lima fez seu pronunciamento na tribuna, representando o Poder Executivo: “O Dia 08 de março é um dia de luta, então temos de lembrar quem nos antecedeu, nos abriu caminhos para que pudéssemos continuar nessa luta. Reconheço todas as conquistas até aqui, mas falta muito para ocuparmos os lugares enquanto mulheres. Hoje me sinto feliz em saber que temos avançado. Em Foz temos 8 mulheres comandando secretarias municipais, pela primeira vez”.

A cerimônia, transmitida via plenário online, facebook e youtube, pode ser revista por aqueles que não puderam acompanhar ao vivo.

 

A cerimônia e suas homenagens

Elza Mendes, homenageada pelo vereador Adnan El Sayed (PSD), ativista das causas humanitárias no município e Promotora Legal Popular da Mulher, apontou em seu discurso ser “muito importante entender que nosso debate é dentro dessa casa de leis. Esse é um dia de luta, reivindicação. Foz avançou bastante, mas até hoje não tivemos secretaria de política especial para as mulheres”.

Homenageada pelo vereador Alex Meyer (PP), Francielle de Souza Lopes, jornalista pós-graduada em comunicação e oratória e especialista em Comunicação Não Violenta, já realizou palestras para mulheres de diversos lugares. Hoje, cursando Psicologia, ela planeja criar um instituto de Psicologia, para atender gratuitamente. Francielle ressaltou: “que o poder também possa ter várias caras e que possamos entender que nosso reconhecimento como mulher possa vir da nossa capacidade e não da aparência”.

Diana Nassar, homenageada pela proponente Anice Gazzaoui (PL), que dedica sua vida aos trabalhos voluntários, enfatizou sobre a união feminina: “Por causa das lutas precisamos nos unir fortalecer e continuar lutando. Enfrentamos desafios e obstáculos”.

Paula Dayanna, homenageada pelo vereador Cabo Cassol, foi a primeira mulher a integrar a equipe do Pelotão de Choque, da 14° Polícia Militar do Estado do Paraná, em Foz do Iguaçu.

Homenageada pelo parlamentar Dr. Freitas, Darimar Aparecida Maia é natural de São Paulo, mas reside em Foz do Iguaçu desde 1992, sendo professora há mais de 26 anos em Foz do Iguaçu, se empenhando no ensino de crianças. “Lutei muito para estar onde estou. A vida não é fácil, mas chegamos lá se estamos lutando. Sou professora e nunca consegui sair da educação infantil”, declarou a professora.

Rita Aparecida Andrade, que recebeu homenagens do vereador Galhardo, é professora com mais de 35 anos de magistério. Já atuou na Secretaria Municipal de Educação, Núcleo Regional de Educação, Núcleo de Tecnologia Educacional, além de lecionar em instituições como UDC, Unioeste e Cesufoz. “Desconheço profissão que dá um retorno tão grande. Não nos cabe olhar os estudantes em massa, procuramos ter o olhar de ver em cada um suas características”.

Homenageada pelo vereador Jairo Cardoso, Maria Zirene Ferreira atua no núcleo criança de Valor há 21 anos, instituição que ajudou a fundar em 2003. Defensora dos direitos das crianças e adolescentes, ela agradeceu “a todos que nestes 21 anos que fizeram e fazer parte do trabalho social na comunidade do Jardim América”.

Luciana Bertachini Moreira Doldan, prestigiada pelo vereador João Morales, é professora pós-graduada em Administração, Supervisão e Orientação, e em Educação Infantil. “Só quem exerce a docência sabe que a educação transforma. Eu teria muito a dizer, porque 30 anos de história, não são 30 dias”.

Homenageado pelo vereador Kalito Stoeckl, Valdirlei Fátima Tombini Baranoski é formada em Relações Públicas e já atuou como presidente do Rotary Club Foz do Iguaçu, presidente da Associação de Caridade Santa Rita de Cássia, presidente do Conselho da Mulher Empresária e Executiva da ACIFI. Lisonjeada pelo prêmio, ela parabenizou as mulheres: “que continuemos sempre na luta para sermos felizes”.

Maria Irailde da Silve Vieira Reolon é prestigiada pelo vereador Marcio Rosa. Professora que atuou na escola Municipal Prof. Elenice Milhorança, sendo 16 anos como gestora, mesmo após sua aposentadoria, ela segue realizando aulas de alfabetização. Honrada pelo convite, ela parabenizou todas as mulheres e agradeceu pelo reconhecimento.

“Já se passaram 48 anos e nós ainda estamos na luta. Os vereadores desta casa têm que olhar diferenciado às mulheres que fazem a diferença”, declarou Neide Florencio, sobre o Dia Internacional de Mulher. Homenageada pelo vereador Ney Patrício, ela é formada em Gestão Pública e defensora dos direitos das mulheres.

Claudia Marcela Soares Braz, prestigiada pela parlamentar Carol Dedonatti, é protetora dos animais e dedica seu tempo, recursos e esforços para ajudar a causa animal, em prol de proporcionar maior qualidade de vida e salvar aqueles em situação de risco. “A era do empoderamento da mulher começou e vamos dar continuidade. A causa animal não foi escolhida por mim, ela me escolheu. Eu entrei de corpo e alma”.

Iolanda Prudente, recebeu o Prêmio Mulher Destaque por indicação do vereador Rogério Quadros. Professora graduada em Ciências e Biologia e pós-graduada em Biologia. Anteriormente professora da rede municipal, atualmente Iolanda é Diretora do Colégio Estadual Ulysses Guimarães.

Silvana Aparecida de Sousa, professora-doutora homenageada pela vereadora Yasmin Hachem, participou ativamente da criação do curso de Pedagogia da Unioeste em Foz do Iguaçu e atua na formação continuada de docentes da rede pública de forma gratuita, sendo uma das criadoras do cursinho preparatório para concursos públicos. “É preciso usar esse dia para lembrar da luta das mulheres pela igualdade. Devemos tudo às mulheres que foram desobedientes, que lutaram, apesar de todas as forças contrárias”, afirmou.

 

  • DC CMFI / Foto: Christian Rizzi/CMFI

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *