Idgar Dias Júnior
O coronavírus é uma mão na roda

Olá! Bom dia, leitor!
- Hoje, sexta-feira, dia 20 de janeiro de 2020, é celebrado o ‘Dia da Agricultura’;
- Também hoje se comemora o ‘Dia Internacional da Felicidade’ (ONU).


Pois é, setores do Judiciário brasileiro estão soltando malfeitores às pencas por conta da pandemia. O operador do PSDB conhecido como Paulo Preto foi um dos primeiros a ganhar a liberdade. E há quem diga que a soltura do ex-governador Sérgio Cabral, condenado a mais de 280 anos de cadeira, é ‘pule de dez’.

Meu Brasil brasileiro
A jornalista Thaís Freitas apresentou uma notícia importantíssima no matutino da rádio Bandeirantes, o Jornal Gente: como se sabe, o Brasil tem cerca de 5570 municípios, certo? Mas somente 10% (dez por cento, bem entendido) deles é dotado de unidades de terapia intensiva, as UTIs.
Numa conta rapidinha: cerca de 550 municípios possuem UTIs. É muitíssimo pouco para um País cujas câmaras de vereadores em mais de 700 municípios custam mais do que arrecadam os seus respectivos municípios. Uma vergonha.

Meu Brasil brasileiro (2)
Em 2018, as Câmaras de Vereadores pelo Brasil custaram mais de R$ 16,4 bilhões ao contribuinte. São mais de 57 mil vereadores (90% das cidades brasileiras não possuem população com este número).
Nada contra os vereadores (o signatário também não tem nada a favor), mas em tempos como os atuais –de dengue, sarampo e coronavírus dando as cartas– o que é mais importante para a população em geral? Leitos em UTIs ou Câmara de Vereadores?

Senso de oportunidade
Em maio do ano passado ‘a Amazon comprou uma participação relevante na empresa britânica de entrega de comida Deliveroo, liderando uma rodada de investimentos que [aportaria] US$ 575 milhões na startup. Com o negócio, a varejista [provavelmente deve] fazer frente à Uber Eats na corrida global para dominar o mercado de entrega de refeições’ (G1).

Senso de oportunidade (2)
Em tempos de coronavírus, aquelas cidades mundo afora que possuem gestores antenados com o que acontece em seu entorno geográfico já estão sob estado de restrições que vão desde o fechamento de shoppings à proibição da entrada de turistas, de ônibus provenientes de outros estados e que tais.
E, claro, a mobilidade das pessoas está ou fica seriamente comprometida, em razão da necessidade de conter a proliferação do vírus enquanto a vacina não chega.

Senso de oportunidade (3)
E é em horas assim que investidores como Jeff Bezos (o dono da Amazon) gritam ‘bingo’! Com todos de alguma forma proibidos de sair de casa, um 'delivery food’ cai bem pra chuchu, né não?

Sinais
Como lembrado ainda ontem neste espaço, ‘todo incêndio grande começa bem pequenininho’, certo? Sim. Mas e daí? Daí que em São Paulo e outras capitais começaram os ‘panelaços’ quando o presidente Bolsonaro fala.
Há um provérbio bem antigo que enuncia: ‘é pelos erros dos outros que o sensato corrige os seus’. Se servir de aviso...

The last day
Ontem foi o último dia do verão, leitor. E desde a 00h50min de hoje começou o outono, que vai até 20 de junho.

Contato: [email protected]
WhatsApp: [45] 9.9950-3808