No Bico do Corvo
Números interessantes

Os místicos estão divertindo-se. Para quem é chegado na numerologia, a data de amanhã é um prato cheio; aliás, todo o mês de fevereiro será assim. Este domingo é 02/02/2020; teremos ainda o 20/02/2020 e 22/02/2020. A última conformidade numeral foi em 2002. E haverá outra enxurrada similar daqui dois anos, em 2022. Para o Corvo, isso não passa de uma porção de patinhos na lagoa. 

A frigideira brasilense
O cheiro de óleo queimado se espalha pela esplanada ministerial. É o jeitão Bolsonaro de limpar a casa, naquilo que chama de reforma moral e pela competência. E não é segredo que o presidente havia ameaçado fazer a limpa após um ano de governo. "Quem desempenhar fica", teria dito após a primeira grande reunião com os ministros, no início de 2019. 

Facão limado
E não há conversa, se a coisa não anda, ou alguém pisa no tomate, diz adeus ao cargo. E a coisa é tão séria que até mesmo aliados de primeira hora, como o ministro Onyx Lorenzoni, sentem o peso da dentada na canela.  

Seu Maia
O setor acadêmico brasileiro está eufórico e aplaudindo em pé o presidente da Câmara. Depois da desancada no ministro da Educação, é difícil ele permanecer no cargo. Rodrigão passou giz e talco no taco. "Esse cara está atrapalhando o país e atrasando a vida dos brasileiros", teria dito segundos antes de encarar o microfone da Globo. Como os repórteres ouviram, ele foi em frente e manteve o tom. Ponto para ele! 

Huck x Bolsonaro
A Folha de São Paulo vive enchendo a bola de Luciano Huck e empurrando para cima do apresentador uma vocação política. A nova foi a superação dos números de Huck em cima de Bolsonaro nas redes sociais. É um processo nítido de edificação da imagem.

Dona Regina
Habemos secretária de Cultura e futura ministra, porque o pedido de devolver o status ao setor fez parte do projeto de levar a atriz para Brasília. Se isso acontecer, até as alas radicais acalmarão. Regina deve fortalecer investimentos no setor de audiovisuais. 

Grande Ary
Não vamos esquecer que ele é paranaense de carteirinha. Aliás, seu Ary está esbanjando saúde, graças a Deus, porque é um baita cara, figura muito simpática e querida pelos amigos e da legião que admira o seu trabalho. Conversando com ele, é difícil imaginar que completa 87 anos! Saúde, Ary! 

Consegs
Foz terá o seu terceiro Conselho de Segurança. O bacana mesmo seria ver os Consegs inseridos nos projetos recém-idealizados para a região de fronteira. Os Conselhos Comunitários de Segurança foram importantíssimos no passado, porque anteciparam tudo o que fazem hoje quando o assunto é integração das forças no setor. É dos conselhos que saem as informações mais calçadas sobre o que ocorre nas localidades. 

Mais um Ítalo
E a rede aumenta! O Porto Meira agora conta com a mais nova unidade supermercadista. O bairro, aliás, é maior do que muitas cidades da região e, ao mesmo tempo, carece de estruturas comerciais de rede. O Corvo soube que farmácias, postos de gasolina, lotéricas e lojas de móveis estão procurando locais para se instalar. Isso certamente é o efeito da nova ponte com o Paraguai. 

"Coronamito"
Há muita gente exagerando sobre o vírus, a começar pelas crendices populares. "Coar café na meia", "esfregar abacate no sovaco", "lavar a boca com cachaça", "andar de ponta-cabeça"... seriam medidas eficazes contra a contaminação. 

Vacina americana
Quando os laboratórios norte-americanos anunciam vacinas para esses vírus alarmantes, é porque há chances de ganharem muito dinheiro, ou pelo fato de o assunto ser realmente sério, causando ameaça ao modo de vida dos ianques. Segundo a OMS, o novo coronavírus mata menos que a gripe, mas a bactéria se fortalece rapidamente, e é aí que mora o perigo. 

Área de risco
O prefeito Chico e "Piolla & Cia." não querem que as maldades na internet afastem os turistas. O mundo das fakes news está deitando e rolando com informações das mais aberrativas. Mas é bom tratarem de arranjar medidas protetivas eficazes, porque o mundo quer conhecer Foz. 

A Câmara e as reduções
Corvo, digam o que quiserem, e você fazendo ou não as contas, tudo o que os políticos fizerem para economizar dinheiro do povo será bem-vindo. E vereador viajar para Brasília? Já não temos representantes lá? Precisam é "viajar" até os bairros, isso sim. Faz tempo que um vereador não dá as caras aqui em Aparecidinha. Eles só aparecem se a gente matar um boi ou porco, em dia de torneio. 
MRJ (O leitor pediu para não ter o nome revelado.)

O Corvo responde: quando fizerem um churrasco de costelão por aí, convidem o Corvo, que ele é chegado em passar o bico numa ripa. Se os vereadores não aparecem nas comunidades, reclamem. Mas uma coisa é certa: daqui em diante o que mais se verá em todos os cantos da cidade é gente pedindo voto para vereador. 

Sucessão
Corvo, tudo pode acontecer nas eleições deste ano. Temos duas situações: a situação e a falta de oposição. Quem diria, a maior oposição ao Chico é de pessoas do seu próprio partido? O fato é que a política de Foz anda muito fraca. Para uma cidade como esta, o certo era a população "contratar" um gerente, igual na iniciativa privada. 
Luiz Carlos R Mendes

O Corvo responde: prezado, vivemos uma democracia e, queira ou não, contratamos um gerente toda a vez que vamos votar. Isso nunca vai mudar. É assim em Foz e no resto do mundo. 

Foz das águas
Nos últimos dias, a cidade tem honrado a mais o título que a projeta mundialmente. Além de Itaipu, com seu lago, vertedouro e turbinas movidas pela água, há as Cataratas, cascatas, rios e riachos, e ainda o oceano submerso, o Aquífero Guarani. Em suma, o que não falta é água! E mais, com a chuva, surgiram maravilhosas poças por todos os lados. Literalmente, Foz é a Terra das Águas! Salve, Iemanjá! 

Arrumação
A prefeitura está tratando de substituir a rede de manilhas e no lugar instala enormes galerias. O Corvo foi ver e é possível uma pessoa caminhar pelas estruturas sem precisar abaixar-se. Pode ser que agora a situação se alivie em alguns bairros.