Movimento de março na ponte com a Argentina já superou janeiro

Um dos picos dos pedidos para entrar ou sair do Brasil por Foz do Iguaçu ocorreu no sábado (11), provocando filas em frente ao setor de Migração

 

O movimento na fronteira entre Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú (Brasil e Argentina, respectivamente) neste início de março já superou os ingressos e as saídas do país registrados nos 31 dias do mês de janeiro deste ano. Só nos primeiros 12 dias deste mês, o número de registros migratórios superou todos os feitos no primeiro mês do ano, informa a Polícia Federal (PF), responsável pelo setor na Ponte Internacional Tancredo Neves. Um dos fatores que explica a grande procura seriam as férias escolares no país vizinho.

Os dados foram compilados em nota da PF à imprensa, explicando as filas na migração da aduana brasileira da Ponte Tancredo Neves, especialmente na manhã do último sábado (11). O período extra de espera, especialmente aos cidadãos argentinos, foi gerado “devido a uma convergência de fatores atípicos que ocorreram  de forma simultânea”, disse o órgão. O primeiro a ser levado em consideração, segundo o manifesto, foi a quantidade atípica de registros migratórios realizados na fronteira com a Argentina.

“Só para efeitos de comparação, nos doze dias iniciais do mês de março ocorreram mais atendimentos que todo o mês de janeiro do corrente ano (28.317 x 26.579, respectivamente), época de férias em que há grande circulação migratória entre os dois países”. Comparando o mês parcial de março (até o dia 12) deste ano com o de 2022, percebe-se novamente a desproporção dos números. “Enquanto que no ano passado foram feitos, durante todo o mês de março, cerca de 35 mil atendimentos, nesse ano, somente nos doze primeiros dias do mês já foram realizados 28.317 procedimentos migratórios”, ressalta a PF.

 

Dia e hora de pico

Numa análise mais detalhada, a PF constada que o dia de pico na aduana brasileira da Ponte Tancredo Neves, no sábado (11), também foi registrado o maior número de atendimentos em todo mês, com um total de 2.686 registros migratórios. “Para se ter um parâmetro de comparação, o dia mais movimentado de março de 2022 foi registrado cerca de 1.356 atendimentos, praticamente metade do público atendido no sábado passado”, ressalta a nota.

Além disso, durante o sábado, houve um pico de atendimento às 09h da manhã, sendo realizados um total de 307 registros migratórios, enquanto que a média horária do dia foi de 100 atendimentos realizados. “Essa discrepância de volumes de atendimentos que vem ocorrendo neste mês de março foi potencializada com problemas técnicos de conexão de internet, o que forçou a operar o sistema de migração de forma off-line, causando lentidão na execução do procedimento migratório”.

 

Tecnologia

A PF informa ainda que o procedimento migratório é realizado por agentes terceirizados e policiais federais, com efetivo reforçado nos dias de maior demanda de atendimento. Em paralelo a isso, a implementação do app STI MOBILE, aplicativo que permite o estrangeiro agilizar o seu atendimento realizando o cadastramento on-line de qualquer lugar, diminuiu drasticamente o tempo de espera nas filas dos postos de migração.

“Por fim, a PF pede desculpa pelos transtornos ocorridos e informa que vem buscando melhorar e agilizar o atendimento ao público através da reformulação de procedimentos e implementação de novas tecnologias”, conclui a nota.

  • Da Redação / Foto: Roger Meireles/arquiv

 

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