Maior Central do Paraná realizou Congresso em Foz do Iguaçu

5º congresso estadual da entidade, reuniu 300 delegados das quase 200 entidades filiadas no estado

 

A União Geral dos Trabalhadores no Estado do Paraná (UGT) realizou nesta segunda-feira (27)em Foz do Iguaçu, o 5º congresso estadual da entidade. O evento reuni7u cercar de 300 delegados de mais de 200 cidades paranaenses. Foram realizadas palestras abordando temas de relevância ao mundo do trabalho: “Os novos paradigmas da liderança sindical; Desafios do Sindicalismo e do mundo do trabalho sob o governo Lula; Qualificação e Educação Profissional – Oportunidades para o Mundo do Trabalho; Financiamento Sindical e a Orientação nº 20/2022 do MPT; Sindicalismo e Democracia e a Defesa da Democracia frente ao fenômeno da extrema-direita”.

Também aconteceu durante o encontro a eleição da nova direção executiva estadual para o quadriênio 2023/2027, cuja chapa será encabeçada pelo sindicalista Manassés Oliveira, presidente da Feaconspar e do Siemaco/Curitiba, categoria que congrega os trabalhadores do setor de limpeza, asseio, conservação e serviços.

O presidente da UGT-PARANÁ, Paulo Rossi, explica que a UGT é a maior central sindical paranaense, representando mais de 600 mil trabalhadores de diversos setores. “A UGT é uma central sindical que defende um novo sistema de relações do trabalho, com o fortalecimento dos sindicatos, principalmente através da prevalência do negociado sobre o legislado, e durante o congresso aprovaremos nossa Carta de Foz, com propostas que serão encaminhadas ao parlamento nacional”.

Paralelo ao evento, aconteceu a exposição de fotos “17 Objetivos para Mudar o Mundo”, cuja finalidade foi de promover as boas práticas relacionadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e suas 169 metas, e desta forma, sensibilizar e envolver cada vez mais os poderes constituídos, as organizações sindicais e sociais, através de diálogos e ações conjuntas, engajando a sociedade civil organizada.

 

A UGT – União Geral dos Trabalhadores é uma central sindical que nasceu em julho/2007, representando mais de 8 milhões de trabalhadores no país, sendo a MAIOR CENTRAL SINDICAL BRASILEIRA no setor de comércio e serviços. O presidente nacional da UGT é o sindicalista Ricardo Patah, que também preside o Sindicato dos Comerciários de São Paulo – maior sindicato da américa latina.

No Paraná, a UGT foi criada em 8 de março de 2008, e possui atualmente em seu quadro de filiados 172 entidades,  representando cerca de SEISCENTOS MIL  TRABALHADORES, de diversas categorias da área urbana, rural e de servidores públicos, sendo A MAIOR CENTRAL SINDICAL PARANAENSE.

Constituída para defender as trabalhadoras e trabalhadores brasileiros através de um movimento sindical amplo, cidadão, ético, solidário, independente, democrático e inovador, a UGT defende o trabalho decente e a unidade no sindicalismo visando a construção de um projeto social pacífico e justo, centrado no ser humano, capaz de oferecer respostas e propostas aos problemas nacionais.

 

  • Da assessoria

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *