No Bico do Corvo
Jardim das Flores

Prezado colunista, asfaltaram todas as ruas do Jardim das Flores, mas na minha, a Rua das Hortênsias, fizeram o serviço só pela metade... disseram que porque "se a rua não tem saída, também não terá asfalto!". Corvo pode conferir a sacanagem. Não acho isso justo!
(O leitor pediu para não ter o nome e nem as iniciais publicadas)

O Corvo responde:  ninguém acha isso justo, de forma alguma. Se um funcionário público diz uma coisa dessas para o Corvo, o prefeito vai ficar sabendo no mesmo dia. É até falta de educação. O que deve ter acontecido é o asfalto acabar bem na hora de despejarem ele na sua rua .

Outras localidades
Foi o prefeito anunciar que usaria a "Usina de Asfalto" para resolver o problema em todos os bairros, que choveram notinhas de leitores para o Corvo. Em suma, todo mundo quer uma camada de piche em cima das pedras rejuntadas, porque o estado de algumas ruas é lamentável, impossíveis de serem transitadas. 

Falta a ponte


A Rua Tigre está quase concluída para ligar as localidades de Buenos Aires e Cataratas, nas imediações do Bairro Carimã. Só falta despejarem a camada de asfalto, e concluírem a ponte, aí haverá o encontro com a Rua dos Amores. Será uma solução importante para evitar que as pessoas utilizem o trecho estreito e perigoso da BR 469, onde atravessar de um lado ao outro, se tornou uma 

Corte de árvore


Corvo, no final do ano vi um homem passando o facão numa arvore, na calçada da Rua Córdoba. Fui falar com ele e disse que estava morta, completamente seca e que usaria a madeira como lenha. Fiquei pensando, porque só havia gravetos na pobre árvore. Mesmo assim fiquei com muita raiva. Ontem passei pelo local e para a minha surpresa, a planta está ressurgindo! Agora não sei se é por causa da poda que o homem causou, ou porque era o aspecto da árvore. 

O Corvo responde: segundo um botânico, algumas espécies parecem que estão secas em algumas épocas do ano, mas o fato é que estão bem vivas. Se alguém cortar árvore em rua pública, denuncie. Pobrezinha, decerto era nova e não merecia ser podada daquela maneira!  

Movimentos sociais
A escolha de Hamilton Serighelli para representar os movimentos sociais nas eleições deste ano, não se deu por cumbuca e sim, em razão do diálogo que ele criou com o segmento ao longo de suas atividades públicas. Hamiltão é um conciliador e conseguiu inclusive a façanha de acalmar os índios e em várias oportunidades, quando já estavam pintados e aparelhados de arcos e flechas. Agora resta saber como será a discussão no partido, o PT.  

Transporte irregular
Há o transporte formal, o espaço dividido pelos ônibus, taxis, moto-taxis e os aplicativos. Vamos incluir vans paraguaias e os "remisses" argentinos. Por si, isso já causa um enxame de veículos levando gente para todos os lados. Mas existem também os espertinhos de plantão, que ficam de "butuca" próximos do terminal, da rodoviaária, dos pontos de ônibus e agora, nas redondezas do aeroporto. A fiscalização não vai dar mole, porque essa gente não paga impostos e muitos dos veículos estão sem condições de atender aos transportados.  

Pista do aeroporto
Corvo, você não acha que as obras do aeroporto já cansaram a beleza da gente? Não faz muito tempo ele estava funcionando com limitações por causa da reforma na pista; depois fizeram ampliações nos terminais e agora vão ampliar de novo a pista? Se ele será privatizado, porque vão gastar dinheiro nisso?
Rômulo G. V. Silva

O Corvo responde: prezado, o "de novo" não cabe no assunto, porque a pista nunca foi ampliada. Um aeroporto necessita reformas contínuas, para prover conforto aos usuários e condições melhores às companhias aéreas. Uma pista ampliada além de melhorar a categoria da unidade, atrairá voos que utilizam equipamentos maiores. O aumento da pista do aeroporto de Foz é uma reivindicação antiga. Quando houver a privatização, pode acreditar que haverá uma lista bem considerável de reformas e necessidades. 

PTI para o Brasil
O ministro/astronauta sempre que visita Itaipu sai maravilhado. Desta vez, ele anunciou parcerias importantes e isso quer dizer que Foz exportará um pouco mais da tecnologia desenvolvida na Binacional. Lá pelos anos 70, quando Itaipu ainda era um amontoado de ferros e concreto, o general Costa Cavalcanti dizia: "no futuro, não será apenas a geração de energia a referência desta usina, e sim, o laboratório que ela possibilitará". Dito e feito.  

Armas na fronteira
De tudo o que é apreendido nas operações das forças de segurança, as armas são os maiores troféus. Elas é que incrementam as ações criminosas e potencializam as organizações inimigas do Estado e da Sociedade. Apreender armas e munições é o que causa um dano muito sério ao crime. 

"Cérebros Pensantes"
O bispo de Ciudad del Este garante que lá existem cérebros pensantes. Muita gente ficou chateada com esta surpreendente revelação, como fosse uma surpresa para a população. O caso é que muita gente faz de tudo para tentar melhorar e reverter a falta de controle em uma das cidades que mais cresceu (proporcionalmente) no Sul da América.

Novo Sicredi


Alguém ligou para o Corvo e perguntou: "onde é que fica a nova agência do Sicredi?". E o Corvo informa: fica praticamente em frente à que estava em operação, na Rua Almirante Barroso. Aliás, vale lembrar, que ela está onde já funcionou uma das lojas mais queridas da cidade, A Joia Esporte e Som, de propriedade do saudoso Omar Tosi e família. Lá ele vendia artigos esportivos, troféus, joias, relógios e embarcações de vários portes. Voltando ao Sicredi, a nova agência ficou muito bonita, imponente e nos aponta uma nova era. Parabéns aos diretores, gerentes e funcionários!

Abstinência sexual
É o que pretende fazer a ministra Damares nas regiões Norte e Nordeste, pensa? Quem revelou isso foi a Mônica Bergamo do jornal Folha de São Paulo. E vai lá saber os detalhes desse "plano de abstinência sexual"? Tem "cabra" com medo de castração e por isso, está pensando em se mudar para outras regiões, livre desse pensamento. A informação fez uma devassa em alguns setores produtivos, como fabricantes de rapadura e produtores de codornas, cujos ovos são muito eficazes quando o assunto é "potência masculina". Luiz Gonzaga cantava: "eu quero ovo de codorna pra comer, o meu problema ele tem que resolver". Segundo a letra, até médico receita.  

Extremos
O ator José de Abreu diz que "a vagina não transforma fascista em ser humano". Depois ele não quer ser acusado de machista? Para muita gente ele passou a ser "misógino" ao criticar Regina Duarte, e insiste que não vai parar: "Eu sou radical. Estou num caminho sem volta", disse. Que situação hein? 

Adeus ao Billy


Quem não se lembra, ou não conheceu o figura? Ivo Piccoloto era conhecido como "Billy The Kidi", e perambulava pela cidade vestindo um capote negro de couro, com cinturão, pistolas (de brinquedo), botas e sempre, óculos escuros, sua marca inconfundível. Certa ocasião visitou a redação e era um verão escaldante e ele, encorpado no traje de pistoleiro. Daí, levou um tempo e sumiu. Meses depois o Corvo deu um passeio até os lados da Penha (SC) e ao visitar o Beto Carreiro, lá estava o Billy, incorporando o cenário do Velho Oeste. Ontem chegou a notícia de seu falecimento, bem como o assunto foi explorado nas redes sociais. Como ele sempre visitava a redação, aqui vai uma foto recordação, produzida pelo Roger Meireles.