No Bico do Corvo
Dificuldade

Está cada vez mais difícil assistir aos telejornais, com a enxurrada despejando a roupa suja na cara da população. Eita país que não se emenda e faz questão de chamar a atenção do mundo, pela ignorância e falta de bom senso. Quando é que o Brasil foi assim? Nem nos tempos em que as tribos se comiam.

Números
Será que no lugar de reinventar a roda, não seria mais fácil fazer como todo o resto do mundo? Divulgar os números normalmente, é uma forma de dizer para a população que ela precisa se cuidar. O único e virtual resultado de jogar os dados para baixo, é o aumento dos casos e o colapso total e irreversível do sistema de Saúde. O Brasil precisa deixar esse espírito tupiniquim, de penas e plumas e incorporar a realidade. Estamos ferrados e a solução é enfrentar o rabujo de frente. A gente consegue. 

Agora danou-se
A OMS declarou que pessoas sem sintomas também transmitem coronavírus. Isso quer dizer que sem testes, será difícil vencer a pandemia. O Brasil é um dos países que menos testa. E sem testes, de que adianta fazer quarentena?  

Projeções
Do jeito quer as coisas andam, as perspectivas brasileiras são bem piores que as norte-americanas, a começar por um governo que não acredita na doença. Bom, se há gente no governo que acha que o planeta é plano, o que se pode esperar? 

O Paraná
Segundo os especialistas, nosso Estado é um dos que mais conseguem lidar com o covid-19, com 5.500 casos e 205 mortes. Mesmo assim o Paraná perde de longe, se com parado com muitos países. 

Paraguai
Nossos vizinhos estagnaram nos 11 óbitos e o presidente Marito se gaba. Mas ele não esconde o medão e isso, mata de impaciência a população. Dizem que se Marito Abdo não der um jeito de prover recursos para os paraguaios, corre o risco de enfrentar um motim. Os militares estariam bem incomodados com a situação, porque as privações já abarcaram as tropas. 

Argentina
Os vizinhos do Sul estão inquietos, mas apesar da rigidez, a maioria aprova a mão pesada do governo, que lembra muito os períodos ditatoriais, revelou um patrício que mora em Buenos Aires e ontem lembrou que o Corvo existe. 

Foz
A prefeitura expediu um aviso de "novas medidas de prevenção a Covid-19", mas para a gente ficar sabendo, precisa olhar um vídeo no Facebook, o que é uma chatice sem tamanho.

As medidas
Este jornal certamente está publicando as novas medidas, mas o Corvo é teimoso e dá uma repassada aqui: reforço na fiscalização quanto à obrigatoriedade do uso de máscara (com multas a partir de hoje); locais com aglomeração, a começar pelas festinhas em casas, chácaras e outros locais; isolamento da rede de contato de pessoas confirmadas com a doença por um período de 14 dias. Se os números não estabilizarem, Foz corre o risco de encarar um "lockdown", o que ninguém quer. Se algo estiver errado e não agrada o cidadão, dedure no 199. Dedurar, denunciar, é uma forma de ajudar. Quem diria... 

Temor
A cidade está alvoroçada com a retomada das atividades no turismo, mas com um pé atrás, porque nossos leitos de UTI estão sendo ocupados por doentes de outras cidades. E o que vai acontecer se o covid-19 escapar para valer? Sim, porque o povo está pelas ruas como fosse em vida normal. Vamos ver se respeitarão as regras, doendo no bolso? 

Feliz aniversário! 
O Corvo aproveita o momento para desejar um feliz aniversário para a cidade. 106 aninhos, Foz ainda é uma menina! Tomara tudo passe a gente volte a levar uma vida normal, porque do jeito que está, ninguém merece.