Donizeti Melo
Benefícios dos passeios

Muito bom o circuito ciclístico da Itaipu. Neste ano a primeira etapa será em primeiro de março e ajudará uma instituição social da cidade. Além do esporte e lazer, o andar de bike é sempre algo positivo. Especialistas lembram que pedalar é um exercício que acelera o metabolismo, ou seja, a queima de calorias em seu corpo será mais rápida. Isso evita o acúmulo de gordura no organismo. Mesmo que você pedale por apenas meia-hora por semana, certamente irá baixar números na balança.

Todos os grupos musculares 
Assim como outros exercícios, pedalar exige força de seus músculos. E um dos maiores benefícios de andar de bike é que o ciclismo é um dos poucos esportes que trabalha quase todos os grupos musculares do seu corpo. Então, tanto suas pernas como braços e outros membros vão ficar bem resistentes com a prática constante da bike.

Natação em alta
Outra modalidade benéfica à saúde é a natação. Foz conta com boas academias e com o complexo aquático no ginásio Costa Cavalcanti, e vem fazendo sempre novos campeões. Além de ser um dos esportes mais completos, a natação é uma forma divertida, saudável e desafiadora de se exercitar por ser praticada na água, despertando uma sensação de prazer e bem-estar. Professores lembram que os movimentos corporais de braços, pernas e tronco, associados ao trabalho respiratório na água, fortalecem a musculatura cardíaca, eliminando a gordura existente ao redor do coração, tornando esse órgão vital mais forte e diminuindo a incidência de doenças cardiovasculares, já que ocorre um aumento na capacidade de bombear sangue pelo corpo, estimulando também a circulação sanguínea, devido a pressão da água.

Tênis é essencial
O tênis é outro esporte saudável. Os benefícios do tênis são muitos, sendo a perda de peso e melhora na circulação sanguínea, são apenas alguns exemplos. É um esporte completo, e trabalha pernas, braços, costas e abdome. É possível queimar entre 600 a 800 calorias em um jogo, dependendo do nível do tenista. Reduz risco de ataque cardíaco e outras doenças cardiovascular e reduz a ansiedade, o estresse e a depressão.

Sem proveito próprio
Sem dúvida, a ideia de ganhar ou perder afeta o esportista de maneiras bem severas, no entanto, isso não descarta de maneira alguma os benefícios que a prática do esporte pode oferecer, e quanto o atleta coloca-se sob a pressão de se esforçar e procurar melhores resultados, melhorando seu desempenho a cada dia, não há razão para que seu resultado não seja a vitória futuramente. Uma coisa leva à outra. Assim é no atletismo. Mas, também é importante que o atleta não seja extremamente individualista, e entenda que todo o time está buscando um objetivo comum. Sendo parte dele, o esportista deve exercer da melhor maneira sua função individual pelo bem do coletivo, e não somente para proveito próprio.

 

Frase bíblica:

O Senhor é bom, um refúgio em tempos de angústia. Ele protege os que nele confiam

*Naum 1:7