Chico Alencar
Fala que eu te escuto


Olá! Bom dia, leitor!
- Hoje, sábado, dia 21 de dezembro, é celebrado o ‘Dia Nacional do Atleta’;
- Esta data marca o início do verão 2019/2020 - para ser mais exato, à 1h19min deste domingo.


“Meritocracia não é a causa das desigualdades econômicas que existem atualmente em muitos países, o que pode e deve ser resolvido pelo sistema de taxação das grandes fortunas. Os problemas que enfrentamos hoje se originam das características do capitalismo do século 21: a tecnologia moderna, largamente baseada na informática, depende muito mais de pessoal superqualificado do que o sistema industrial do passado – mineração, siderurgia, transporte e produção de bens de consumo –, que exigia grande quantidade de mão de obra e de materiais, ao passo que a informática depende fundamentalmente da inteligência que se cultiva e desenvolve nas universidades”.
* Do professor, físico e ex-reitor da Universidade de São Paulo (USP), José Goldemberg, no Estadão.
Comentário: dia desses, vendo o programa dominical Globo Rural, o signatário pôde ver um paralelo que ilustra bem o que enuncia acima uma parte do artigo do professor Goldemberg.
Comentário: A reportagem na ocasião abordava a entrada de jovens no mundo do agronegócio, o avanço das tecnologias modernas na vida no campo e o grande aprendizado entre os mais velhos e os aspirantes.
Foi mostrado um trator dos anos 80, com uma cabine muito pequena, aberta, que tinha uma cobertura que não ajudava muito a proteger o operador e que levava cerca de 12 horas para arar 10 hectares.

No mesmo local, ao lado, um outro trator, modelo 2014, muito maior, com sistema de GPS, controlado por ‘joystick’, de cabine fechada - com ar condicionado!, e amortecimento no banco do operador. Essa máquina ara 10 hectares em apenas 2 horas, ou seja, 20% do tempo do trator antigo.
O operador do primeiro trator, nos anos 80, não tinha nem um terço da capacitação que se exige hoje de um operador das fazendas atuais. A empregabilidade será muito difícil para os não capacitados. Porque agora, na maioria das áreas, quem dá as cartas é a alta tecnologia.
Que o Dr. Weintraub esteja a par desta ideia. Oremos...


Contato: [email protected]
WhatsApp: [45] 9.9950-3808
Sorte e saúde sempre!