Vermelho e Giacobo são reeleitos deputados federais por Foz do Iguaçu
Os deputados federais Nelsi Goguetto Maria, o Vermelho e Fernando Giacobo, ambos do PL, se reelegeram neste domingo (2) para mais quatro anos para representar o Paraná na Câmara Federal em Brasília. Juntos, os dois somaram aproximadamente 225 mil votos. Entre os 10 mais votados para deputado ou deputada federal no município, quatro tem domicílio eleitoral em outras regiões do Estado.
“É uma alegria muito grande”, disse Vermelho, ao comentar o resultado das urnas que o conduziram para um novo mandato. “Estou muito feliz, uma campanha bastante dinâmica, sem falar, sem atacar ninguém, focada no bem. Deus no coração, me sinto muito feliz com a nossa gente de Foz do Iguaçu e nosso povo do Paraná”, afirmou o deputado federal reeleito, em entrevista à Rádio Cultura.
“Uma alegria muito grande estar aqui falando com vocês, comentando sobre o resultado das urnas”, ressaltou Vermelho. Para o segundo turno presidencial, o deputado federal disse acreditar na reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL). “Só aqui em Foz do Iguaçu, foram mais de R$ 1,3 bilhão de recursos federais em obras”, completou.
Nas urnas, Vermelho recebeu quase 71 mil votos (1,15% dos votos válidos do Paraná). Em Foz do Iguaçu, o parlamentar foi indicado por mais de 18,3 mil eleitores. O deputado Fernando Giacobo garantiu mais um mandato na Câmara Federal com mais de 152,2 mil votos (2,48% dos votos válidos do Estado). Em Foz do Iguaçu, o parlamentar recebeu mais de 7,3 mil indicações nas urnas eletrônicas.
O jornalista e comunicador Luciano Alves (PSD), foi o mais votado para deputado federal em Foz do Iguaçu, com mais de 18,5 mil citações (12,98% do total de votos). Na sequência, em segundo lugar, aparece Vermelho seguido de Gleisi Hoffmann (PT) com quase 10 mil votos, Giacobo e Deltan Dallagnol (Podemos) com 7,2 mil votos.
A lista dos 10 mais votados no município inclui Filipe Barros (PL) com 5,2 mil, Sargento Fahur (PSD) com 5,1 mil, Valentina Rocha (PT) com 5 mil, Bibiana Orsi (Podemos) com 4,5 mil e o vereador João Morales (União) com 4,4 mil votos.
Vermelho agradece os votos na cidade e diz que o trabalho será redobrado
O deputado federal Vermelho (PL) foi reeleito com 70.745 votos. A disputa foi bastante acirrada porque a cidade lançou mais de 20 candidatos a federal, resultado em uma pulverização de votos.
Vermelho conseguiu a reeleição graças ao grande trabalho neste primeiro mandato. Também pesou a campanha que fez em mais de 150 cidades do Oeste, Sudoeste e Noroeste do Paraná.
“Foi uma campanha dura, disputada voto a voto. Quero agradecer a confiança de todos os paranaenses, especialmente aos iguaçuenses, que entenderam a nossa mensagem e reconheceram o nosso trabalho nos primeiros quatro anos no Congresso Nacional”, disse Vermelho.
“Vamos redobrar o trabalho no segundo mandato. Nossa cidade e nossa região precisam muito de um legítimo representante para dar continuidade a esse grande volume de obras que o governo federal está realizando”, acrescentou.
Vermelho votou as 10h na escola Érico Veríssimo, ao lado do filho Matheus, da nora Suellen e da neta, Paola Carolina. Mesmo tendo preferência, Vermelho permaneceu na fila por mais de uma hora.
Na oportunidade recebeu o abraço dos eleitores e mostrou sua confiança na vitória: “Estou feliz em participar desse processo eleitoral democrático, onde brasileiros e brasileiras tem a oportunidade de exercer esse direito livremente. Fizemos uma campanha propositiva, sem ataques, levando a mensagem verdadeira aos iguaçuenses”.
Bolsonaro
Vermelho apoiou Ratinho Junior e Jair Bolsonaro. “Tivemos a sorte de vencer no primeiro turno no Paraná. Temos certeza que Ratinho Junior continuará fazendo um grande trabalho, consagrado pelos paranaenses nesta eleição”, afirmou o deputado.
Sobre Bolsonaro ele disse que o segundo turno “será uma nova eleição” e que o trabalho deverá ser ampliado para garantir a eleição do presidente. “Foz do Iguaçu tem o dever de eleger o Bolsonaro pelo grande volume de obras estruturante que tem realizado. Nunca na história da cidade recebemos tantos recursos federais”.
Deputados federais eleitos no Paraná
Deltan Dallagnol – PODE
Gleisi – PT
Filipe Barros – PL
Beto Preto – PSD
Sandro Alex – PSD
Felipe Francischini – UNIÃO
Sargento Fahur – PSD
Giacobo – PL
Delegado Matheus Laiola – UNIÃO
Carol Dartora – PT
Zeca Dirceu – PT
Tião Medeiros – PP
Pedro Lupion
Ricardo Barro – PP
Sérgio Souza – MDB
Luciano Ducci – PSB
Enio Verri – PT
Aliel Machado – PV
Tadeu Veneri – PT
Paulo Litro – PSD
Leandre – PSD
Luísa Canziani – PSD
Jocelito Canto – PSDB
Toninho Wandscheer – PROS
Luiz Nishimori – PSD
Geraldo Mendes – UNIÃO
Vermelho – PL
Diego Garcia – REPU
Dilceu Sperafico – PP
Padovani – UNIÃO
Bolsonaro fez mais de 60% dos votos em Foz
Com 98,8% dos votos apurados em Foz do Iguaçu, o presidente Jair Bolsonaro (PL) conquistou mais de 96,1 mil votos do eleitorado iguaçuenses (60,88%). O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ficou em segundo lugar com 50,7 mil votos (32,47%). A candidata do MDB Simone Tebet ficou na terceira colocação com 4,9 mil votos (3,14%). Na quarta colocação fico com candidato do PDT Ciro Gomes com pouco mais de 3,9 mil votos (2,52%). Na sequência aparecem Felipe D’avila do Novo com 697 votos; Soraya Thronicke do União com 572 votos; Padre Kelmon com 100 votos. Os demais candidatos tiveram menos de 100 votos na cidade.
Foz registrou 1,26% de votos brancos e 1,78% de votos nulos totalizando pouco mais de 4,8 mil votos.
Da Redação