Vereadores iniciam ano com cobranças nas áreas de saúde, educação e pavimentação

A Câmara de Foz do Iguaçu retomou as sessões oficiais nesta terça-feira, 06 de fevereiro, com aprovação de 25 requerimentos e apresentação de novos projetos. Neste ano, mesmo no período de recesso parlamentar, os vereadores mantiveram os gabinetes abertos, realizaram visitas e apresentaram mais de 200 proposições, entre projetos, requerimentos e indicações. Dentre os requerimentos, alguns destaques são para área da saúde, tais como cobranças a respeito das unidades de saúde, também no setor de educação, a respeito dos CMEIs, além de questões estruturais da cidade, como pavimentação das vias.

A região da Grande Porto Meira foi objeto de requerimento (871/2024), de autoria do vereador Kalito Stoeckl (PSD), que questionou a previsão de reabertura da UBS do Ouro Verde, abertura de outra UBS do Patriarca e possibilidade de ampliação de atendimento da UBS Padre Ítalo. Outras indagações com relação ao setor de saúde do município englobaram o Hospital Municipal, contrato do SAMU e previsão de retorno da oferta de alguns exames médicos.

Na área da educação, a retomada na construção da Escola Municipal Cândido Portinari (requerimento 03/2024), do vereador Cabo Cassol (Podemos) também foi motivo de cobranças ao Poder Executivo, requerendo informações sobre como se deu o rompimento do contrato com a empresa e se houve mudanças no projeto. A reforma do CMEI Novo Horizonte (requerimento 10/2024) também foi questionada pelo mesmo parlamentar. Em fevereiro de 2023, Cabo Cassol já havia feito a cobrança ao Executivo para entender como estavam as obras da instituição e agora está reiterando a solicitação para saber se existe previsão para execução da reforma no decorrer de 2024. Os requerimentos foram aprovados e encaminhados às autoridades competentes.

 

 

Próxima sessão itinerante da Câmara será dia 15 no Morumbi

A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu está mais próxima da população realizando sessões itinerantes em todas as regiões. E agora chegou a vez do Grande Morumbi receber o evento, que ocorrerá no dia 15 de fevereiro, às 19h, na Paróquia São Francisco de Assis, localizada na Av. Mário Filho, 1361. Todos os moradores e comerciantes estão convidados. Esta etapa envolve o Morumbi I, II, III e IV, Portal da Foz, Jardim Itália, Jardim Europa, Loteamento Don Giuseppe, Cohapar III, Vila Borges, Jardim São Rafael, Jardim Soledade, Mutirão e comunidades adjacentes.

A participação da comunidade é muito importante porque é a oportunidade para dialogar com os vereadores apresentando sugestões e reivindicações. As demandas locais são transformadas em proposições na Câmara e enviadas para a prefeitura ou outras instituições. A sessão itinerante é uma ação do Poder Legislativo pelo desenvolvimento da região.

O vereador Marcio Rosa (PSD) destacou a importância da presença dos moradores: “A sessão itinerante é um espaço democrático onde as questões locais podem ser discutidas e encaminhadas. Por isso, convidamos todos os moradores da região do Morumbi para esse momento importante no dia 15 de fevereiro. Queremos ouvir as demandas dos segmentos e da comunidade em geral”, afirmou.

O vereador Edivaldo Alcântara reforçou o convite. “A participação da comunidade é fundamental para tomar conhecimento das ações que o poder público tem executado e vai continuar executando nos bairros Morumbi, Portal da Foz e região. Na mesma oportunidade vamos ouvir as demandas para podermos realizar um planejamento de execução das obras e serviços da população”, argumentou.

  • DC CMFI / Foto: Christian Rizzi – Câmara Foz

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *