Reestruturação dos atendimentos em Saúde Mental é apresentada aos vereadores

A reestruturação dos equipamentos e serviços de Saúde Mental de Foz do Iguaçu conta com a união entre os poderes Executivos e Legislativos. Com o apoio da Câmara de Vereadores, o município realiza investimentos focados na melhoria e ampliação dos atendimentos especializados.

Nesta segunda-feira (12), a diretora de Saúde Mental, Renata Carvalho, guiou os vereadores Adnan El Sayed e Yasmin Hachem em uma visita pelos equipamentos municipais: Centro de Atenção Psicossocial (CAPS AD), CAPS II, e Centro Especializado em Reabilitação (CER-IV).

Durante a apresentação, a diretora realizou a prestação de contas sobre os atendimentos. Ao todo, são mais de 12 mil pacientes ativos, acompanhados periodicamente pelas equipes multiprofissionais.

“Todos os agentes públicos precisam ter essa visão sobre o funcionamento de um trabalho tão importante. O cuidado com a saúde mental em Foz do Iguaçu é amplo, segmentado por setores e pela faixa etária. Ao personalizar o atendimento, temos resultados mais efetivos e positivos”, disse Renata.

Reestruturação da Saúde Mental

Em 2021, o setor de Saúde Mental tornou-se uma Diretoria, possibilitando autonomia para a tomada de decisões, criação de projetos e uso de recursos. Entre os avanços organizacionais, está o Protocolo de Saúde Mental, que redistribuiu a demanda de atendimentos e criou a Divisão de Apoio Matricial à Atenção Primária.

“A gestão entende que este setor precisa ser tratado com cuidado, por isso atua não somente em favor dos pacientes já atendidos, mas também na prevenção. Toda a cidade ganha com esses investimentos. Temos profissionais gabaritados e parcerias que fazem a diferença”, disse a secretária de Saúde, Jaqueline Tontini.

Nos equipamentos, o atendimento também foi ampliado. No CAPS II e CAPS Infantil, as visitas domiciliares foram ampliadas, psicólogos contratados por meio de convênio com a Unioeste e formalização da parceria com a Fundação Cultural para o projeto Foz Fazendo Arte.

AMN / Foto: Thiago Dutra/PMFI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *