Procuradoria da Mulher na Câmara reforça a defesa dos direitos das iguaçuenses
A Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal de Foz do Iguaçu está pronta para fortalecer os direitos femininos e ampliar o alcance de políticas públicas voltadas às mulheres. Com a missão de zelar pela igualdade de gênero, combater a violência e promover a representatividade, o órgão cumpre um papel essencial no cenário legislativo municipal.
Criada pela Resolução 09/2021, a Procuradoria tem atribuições como fiscalizar programas direcionados às mulheres, receber e encaminhar denúncias de violência ou discriminação, além de sugerir iniciativas do Executivo Municipal para promoção da igualdade. O órgão também promove eventos e pesquisas que contribuem para fortalecer a rede de proteção às mulheres na cidade.
Na última sexta-feira (10), a Câmara oficializou as novas lideranças da Procuradoria. A vereadora Anice Gazzaoui (PP) foi designada Procuradora da Mulher, enquanto Valentina (PT) assumiu como Procuradora Adjunta. Ambas foram eleitas em reunião com as parlamentares Anice Gazzaoui, Professora Marcia Bachixte (MDB), Valentina e Yasmin Hachem (PV), além do presidente da Câmara, vereador Paulo Debrito (PL).
“A Procuradoria tem o papel de defender e dar vozes a todas as mulheres. Nós vamos cumprir esse dever e continuar buscando políticas públicas eficazes”, afirmou Anice, destacando a responsabilidade do cargo.
A 1ª Secretária da Câmara, Professora Marcia Bachixte, reforçou o compromisso coletivo na defesa feminina. “Que nós sigamos com essa luta, dando espaço, discutindo e criando políticas públicas que vêm ao encontro das mulheres. Que elas possam seguir empoderadas e ocupando todos os espaços”, disse.
A Procuradoria também busca ampliar a participação das mulheres na política e na sociedade. O fortalecimento dessas iniciativas ocorre em um contexto histórico: esta legislatura registra o maior número de vereadoras eleitas na história da Câmara de Foz do Iguaçu.
As atividades incluem implementar campanhas educativas, promover seminários e desenvolver estudos sobre violência e discriminação contra a mulher. É um trabalho que vai além do atendimento individual, com impacto positivo na formulação de políticas de gênero no município.
Com a liderança de Anice Gazzaoui e Valentina, a Procuradoria da Mulher reafirma o compromisso com a construção de uma sociedade mais igualitária, segura e inclusiva para todas as mulheres de Foz do Iguaçu
- Redação com CMFI / Foto: CMFI